JORNALISMO DIGITAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO EDITORIAL NA FOLHA DE S.PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.2979

Palavras-chave:

Diálogo, Jornalismo digital, Editorial, Folha de S.Paulo.

Resumo

Neste trabalho, pretendemos analisar, a partir da perspectiva dialógica, com base em escritos de Bakhtin e Volóchinov, editoriais publicados na edição digital do jornal Folha de S.Paulo. A escolha de enunciados pertencentes ao campo do jornalismo justifica-se pelo fato de que os gêneros discursivos não permanecem indiferentes às especificidades de sua atualização no campo da comunicação social a que pertencem. A análise evidencia uma arquitetônica por meio da qual são pressupostos dois públicos leitores distintos: um habitual, talvez mais culto e com disponibilidade de tempo para ler, e outro eventual, talvez, menos informado e com menos tempo livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Mara Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia.

Marina Célia Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professora da Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Linguística, e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadua Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Araraquara, Araraquara-SP.

Downloads

Publicado

12-04-2021

Como Citar

Mendes, H. M., & Mendonça, M. C. (2021). JORNALISMO DIGITAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO EDITORIAL NA FOLHA DE S.PAULO. Revista Do GEL, 18(1), 101–128. https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.2979

Edição

Seção

Artigos