Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática

Auteurs-es

  • Wiliam César Ramos

Mots-clés :

Morfologia Verbal Portuguesa. Segmentação. Ensino. Aprendizagem.

Résumé

Muitas abordagens de ensino da estrutura morfológica das formas verbais portuguesas apresentam modelos de segmentação que podem dificultar sua depreensão. Com vistas a atenuar esse problema, este trabalho propõe um modelo didático de segmentação das formas verbais regulares. Primeiramente, descrevemos a estrutura verbal portuguesa e analisamos os modelos de segmentação de três gramáticas. Em seguida, verificamos o conhecimento do professor e, finalmente, apresentamos nossa proposta e tecemos alguns comentários. Os resultados indicam que o nosso modelo foi aceito pelos professores participantes da pesquisa e que há um distanciamento entre professor e pesquisa científica. Desse modo, concluímos que a uniformidade das formas verbais portuguesas deve ser explicitada de forma coerente e que o professor é chave no processo de aprendizagem.

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Publié-e

2007-11-02

Comment citer

Ramos, W. C. (2007). Morfologia verbal e ensino: uma proposta didática. Revista Do GEL, 4(2), 137–152. Consulté à l’adresse https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/365

Numéro

Rubrique

Artigos