Publicação do primeiro número do v. 19 da Revista do GEL (2022)

03-06-2022

Prezados Colegas,

Acaba de ser publicado o v. 19, n. 1, 2022 da Revista do GEL - https://revistas.gel.org.br/rg/issue/current

É com imenso prazer que anunciamos a publicação do primeiro número do volume dezenove da Revista do GEL de 2022.
Apresentam-se nesse número do volume 19 da Revista do GEL 13 novos artigos e uma resenha crítica. Nesses estudos, são discutidas diferentes materializações do fenômeno linguístico por meio de análises diversas:

  1. “Estratégias de aprendizagem individual no ensino de alemão como língua adicional: um projeto de consultoria acadêmica individual” – de Marceli Cherchiglia Aquino, Camila Marcucci Schmidt e Mariana de Lima Feitosa;
  2. “A etimologia de turgot: grãos de areia para uma história da linguística” – de Marcos Bagno;
  3. “A construção concessiva do casamento vermelho: análise de episódio da série Game of thrones” – de Mariana de Souza Coutinho;
  4. “As características entoacionais presentes na leitura de professores e alunos do ensino básico” – de Rosicleide Rodrigues Garcia;
  5. “Recursos léxico-gramaticais no ensino da língua portuguesa” - de Beatriz Daruj Gil;
  6. “Entrelaçamento sintático do pronome relativo latino” de José Eduardo dos Santos Lohner;
  7. “A cultura do cancelamento no dispositivo midiático: subjetividade e prática de si” de Michelle Aparecida Pereira Lopes;
  8. “Olhando o passado para conhecer o presente da macrotoponímia municipal de Alagoas” - de Pedro Antonio Gomes de Melo e Karollyny de Araújo Lima;
  9. “Análise musical de canções em aulas de português como língua materna, na perspectiva de Copland” - de Gustavo Nishida;
  10. “A dimensão ideológica do ensino de português língua estrangeira e seus desdobramentos socioculturais” – de Leonardo de Oliveira, Rafael Junior de Oliveira e Nildicéia Aparecida Rocha;
  11. “Letramento em avaliação para professores de inglês e a perspectiva global: um microestudo” – de Gladys Quevedo-Camargo e Anita Angelica Cruz de Paiva Sousa;
  12. “O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos” – de Larissa Giacometti Paris;
  13. “Concepções e práticas de professores de ele na avaliação de leitura” – de Alessandra Gomes da Silva;
  14. “SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral”. Apresentação de Carlos Faraco. Tradução, notas e posfácio de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2021. 392p. Resenha – de Felipe Prais.

Agradecemos à Letraria e a seus colaboradores, ao auxiliar editorial Milton Bortoleto, aos organizadores da edição, a todos os autores e pareceristas, cujos ânimo e contínua resistência têm dado prosseguimento a este importante projeto científico.
Excelente leitura a todos!

Marcelo Módolo,
Editor da Revista do GEL.