Distribuição de pronomes fortes, fracos e afixos em línguas de sujeito nulo
Parole chiave:
Sujeito nulo. EPP. Afixos. Pronomes fortes e fracos. FocoAbstract
Este artigo examina o sistema pronominal em línguas de sujeito nulo e tem por objetivo avaliar a hipótese de que morfemas de concordância e pronomes fracos surgem a partir da redução fonológica de pronomes fortes. A análise propõe que clíticos e afixos de concordância são capazes de satisfazer a EPP e a receberem Caso estrutural por terem estatuto de argumentos selecionados pelo verbo. Acompanhando a proposta de Alexiadou e Anagnostopoulou (1998) e de Kato (1999), propõe que a categoria pro pode ser dispensada do componente sintático da gramática.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)