A semântica operatória de "falso"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i2.2066

Palavras-chave:

Adjetivo. Significação. Operações.

Resumo

A lógica não leva em conta, na formalização dos seus raciocínios, a especificidade das línguas naturais. Aplicados à descrição de certas expressões das línguas, tais como ‘atestado de óbito falso’, os raciocínios da lógica são colocados em xeque. É implícito dos raciocínios lógicos o conceito aristotélico de “classe” ou de espaço fechado, ou se está dentro ou se está fora do espaço. Porque presume a significação construída, esse raciocínio impede a observação do termo atestado de óbito como um gesto de construção de significação. Através do método que é próprio da “Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas” (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b), porque articula o material verbal (as línguas) com a prática do seu manuseio (atividade de linguagem) dentro de um espaço topológico ou de uma topologia de domínio aberto, propusemos observar a contribuição de FALSO para o gesto de construção de atestado de óbito. Por fim, concluímos que FALSO é marca da dúvida (modalidade) e do bloqueio (alteridade) à construção do termo atestado de óbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albano Dalla Pria, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, estágio de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal (2015). É professor adjunto e pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), desde 2005, líder do Grupo de Pesquisa Variação e invariantes na linguagem, cadastrado no CNPq, desde 2007, docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Linguística, sediado no Campus de Cáceres (UNEMAT), Cáceres, e avaliador ad hoc de periódicos na área de Linguística. Tem experiência nas áreas de Linguística, Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, atuando nos seguintes temas: arranjos-léxico-gramaticais em língua portuguesa, adjetivos, operações enunciativas, semântica e tradução.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Como Citar

Pria, A. D. (2018). A semântica operatória de "falso". Revista Do GEL, 15(2), 132–146. https://doi.org/10.21165/gel.v15i2.2066

Edição

Seção

Artigos