O ENSINO DE GRAMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LUIZ CARLOS TRAVAGLIA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2844

Parole chiave:

Ensino de gramática, Alfabetização, Letramento, Língua Portuguesa

Abstract

Este artigo objetiva contribuir com o debate sobre o ensino de gramática, a partir da análise da proposta pedagógica de Luiz Carlos Travaglia na obra Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento (2013), levando em conta a exposição de motivos feita pelo autor na introdução de seu livro, com o intuito de verificar a exequibilidade e a pertinência de sua proposta para o ensino da “comparação”, discussão disposta no capítulo 2 da obra. Para tanto, partiu-se de discussões sobre o ensino de gramática no Brasil, com base nas ideias de Mattos e Silva (2004), Leite (2014), Faraco (2006, 2017), Borges Neto (2013, 2018), dentre outros, bem como nas orientações postuladas pelos documentos oficiais, como os PCN (1998) e a BNCC (2017). As análises apontam para o fato de que a proposta em tela, embora estabeleça um avanço teórico no debate de como enfrentar pedagogicamente a atividade metalinguística, não cumpre o propósito geral da obra (desenvolver a competência comunicativa dos alunos), haja vista que os exercícios de natureza estruturalista, que pouco estimulam o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita como práticas sociais, prevalecem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil

Professor Doutor. UFPI – Universidade Federal do Piauí – Coordenação de Letras Vernáculas. Teresina – Piauí – Brasil. CEP: 64049-550  – marcelodosanjos@ufpi.edu.br

Meryane Sousa Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil

Doutoranda em Linguística. UFPI – Universidade Federal do Piauí. Teresina – Piauí – Brasil. CEP: 64049-550 – meryaneoliveira@yahoo.com.br

Raimunda da Conceição Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil

Mestra em Linguística. UFPI – Universidade Federal do Piauí. Teresina – Piauí – Brasil. CEP: 64049-550 – rai-teresina81@hotmail.com

Pubblicato

2020-09-02

Come citare

Anjos, M. A. L. dos, Oliveira, M. S., & Silva, R. da C. (2020). O ENSINO DE GRAMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE LUIZ CARLOS TRAVAGLIA. Revista Do GEL, 17(2), 36–60. https://doi.org/10.21165/gel.v17i2.2844

Fascicolo

Sezione

Artigos