Noticing, automonitoramento e (des)fossilização: interfaces e (des)construções em um estudo de caso

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2978

Parole chiave:

(Des)fossilização. Noticing. Automonitoramento. Língua-alvo.

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de (des)fossilização de itens gramaticais e lexicais na produção escrita de uma aprendiz adulta através da prática de noticing, aliada à estratégia metacognitiva de automonitoramento. O aporte teórico da pesquisa foi embasado na teoria da Fossilização (SELINKER, 1972; HAN, 2003) sob o enfoque de Larsen-Freeman (2005), que defende a complexidade da ideia de fim no processo de aprendizagem de línguas adicionais, nas Hipóteses de Noticing (SCHMIDT, 1990) e Output (SWAIN, 1995) e na estratégia metacognitiva do automonitoramento (O’MALLEY; CHAMOT, 1990; OXFORD, 1990). Desse modo, a presente pesquisa é compreendida como um estudo de caso em andamento de natureza quali-quantitativa dividido em quatro fases, cujo corpus apresenta textos produzidos pela participante entre 2013 e março de 2020, além de três textos produzidos na quarta fase do estudo, de cunho qualitativo. Os resultados obtidos sugerem que a prática de noticing, complementada pelo automonitoramento promoveu maior consciência metalinguística na aprendiz e desestabilização de itens gramaticais e lexicais anteriormente em movimento de fossilização.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Fernanda Vieira da Rocha Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora Adjunta do setor de Metodologia e Prática de Ensino de Lingua Inglesa do Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Pubblicato

2020-12-17

Come citare

Silveira, F. V. da R. (2020). Noticing, automonitoramento e (des)fossilização: interfaces e (des)construções em um estudo de caso. Revista Do GEL, 17(3), 280–303. https://doi.org/10.21165/gel.v17i3.2978

Fascicolo

Sezione

Artigos