2022 - Chamada de trabalhos para número temático

01-02-2022

Caros colegas,

A Revista do GEL
(https://revistas.gel.org.br/rg) lança chamada de trabalhos para um volume especial - a ser publicado em dezembro de 2022 - com o seguinte tema: “Mudança linguística em perspectivas funcionalistas”. O volume será coeditado pelos seguintes colegas: Profs. Drs. Cibele Naidhig de Souza (UFERSA/GESF), Edson Rosa Francisco de Souza (UNESP/GESF), Evelien Keizer (University of Vienna) e Michel Gustavo Fontes (UFMS/GESF).

Mudança linguística em perspectivas funcionalistas

Os estudos funcionalistas centram atenção na compreensão da instrumentalidade dos fatos gramaticais frente às demandas sócio-cognitivas e interativas próprias ao uso da língua. Entre os funcionalistas, é proeminente a investigação em torno à mudança linguística, já que seu estudo permite não só entender os processos multinivelares subjacentes ao desenvolvimento e à organização da estrutura gramatical de uma língua, mas também compreender os limites e as fronteiras (muitas vezes difusos e pouco precisos) entre as categorias com que operam os usuários de uma língua na interação verbal. Este número temático objetiva, então, abrigar propostas de descrição funcional de fenômenos de mudança linguística, sejam eles de diversos níveis de análise (fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático), sejam ele abordados segundo as mais diversas correntes funcionalistas atuais, tais como os estudos de gramaticalização e de lexicalização em sua abordagem mais clássica, os Modelos Baseados no Uso, incluindo a abordagem construcional da mudança linguística e a Linguística Funcional Centrada no Uso, a Gramática Discursivo-Funcional, dentre outras perspectivas.

Temas que interessam ao número temático: gramaticalização; lexicalização; mudança construcional; construcionalização; motivações funcionais da mudança; mecanismos sóciocognitivos da mudança; etc.

Data limite para submissão de trabalhos: 10 de julho de 2022