GÊNERO, DISCURSO E SENTIDO: O MASCULINO E O FEMININO NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Florisbete de Jesus Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB http://orcid.org/0000-0002-1074-4543
  • Edvânia Gomes da Silva UESB
  • Adilson Ventura da Silva UESB

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1455

Palavras-chave:

Gênero, Discurso, Sentido, Livro Didático.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir os sentidos do masculino e do feminino no livro didático, objetivando identificar se os discursos acerca de gênero que ali aparecem são afetados por ideologias que ainda posicionam homens e mulheres em espaços desiguais ou se apresentam marcas ideológicas que apontam para lugares onde a paridade, o respeito e a valorização são compreendidos como um direito que perpassa tanto a vida deles quanto a vida delas. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florisbete de Jesus Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Florisbete de Jesus Silva é mestre em Ciências da Educação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa - Portugal. mestranda em Linguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Especialista em Educação, pela mesma Universidade. Especialista em Letras - Português/Literatura, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e graduada em Letras, pela Universidade Estadual de Santa Cruz.  Formadora nas áreas de Língua Portuguesa e Alfabetização. Professora de Língua Portuguesa no Município de Porto Seguro-Bahia. Professora de Gênero, Corpo e Educação e de Língua Portuguesa, na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, interpretação e produção de textos, alfabetização e estudos de gênero.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Silva, F. de J., Gomes da Silva, E., & Ventura da Silva, A. (2016). GÊNERO, DISCURSO E SENTIDO: O MASCULINO E O FEMININO NO LIVRO DIDÁTICO. Revista Do GEL, 13(3), 158–175. https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1455

Edição

Seção

Artigos