A SEDUÇÃO DA AUSÊNCIA: O TEXTO E A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

Autores

  • Ana Fukui Universidade do Vale do Rio do Sinos - Unisinos
  • Maria Eduarda Giering Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1461

Palavras-chave:

Divulgação científica. Crianças. Orientação argumentativa. Ciência Hoje das Crianças. Epistemologia da ciência.

Resumo

O objetivo deste estudo é mostrar como o produtor textual organiza, em artigos de divulgação científica para crianças da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), a passagem do senso comum para o saber científico. Para isso, estudam-se, tendo por base a Linguística Textual e a Semiolinguística, o título e os parágrafos iniciais dos artigos, observando como acontecem a instalação do tópico discursivo, a construção de objetos de discurso e a orientação argumentativa. A análise linguística proposta é iluminada pelos princípios da Epistemologia da Ciência, de Bachelard, que orientam o produtor-divulgador da ciência. Observa-se que o texto se organiza de forma a desencadear um processo de orientação argumentativa que parte de um saber comum à instalação do saber científico, base do fim discursivo de incitação ao fazer, comum aos artigos do corpus. Na perspectiva da Semiolinguística, trata-se da indicação de uma lacuna existente, seja de ação, seja de conhecimento, seguida de informações que permitem o preenchimento do espaço vazio.

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

Fukui, A., & Giering, M. E. (2016). A SEDUÇÃO DA AUSÊNCIA: O TEXTO E A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA. Revista Do GEL, 13(3), 176–202. https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1461

Edição

Seção

Artigos