O estilo visual de programas televisivos
Palavras-chave:
Semiótica francesa. Programas televisivos. Visualidade. Significação. EnunciaçãoResumo
A expressão cinética, ou imagem em movimento, quando homologada com a noção de sincretismo de linguagens torna ainda mais complexa a investigação de objetos audiovisuais. A partir dos estudos da semiótica francesa que têm em L. Hjelmslev (2003),1. M. Floch (1985) e 1. Fontanille (2005) alguns dos princípios teóricos que mais se ajustam ao estudo de sistemas audiovisuais, neste trabalho trataremos de examinar a composição do estilo visual de dois programas televisivos: Casos de família, do SBT, e Programa Silvia Poppovic, da TV Cultura. Adotando princípios metodológicos utilizados por Fontanille (2005), realizaremos uma leitura da relação existente entre cores, luzes e cenários dos dois programas a fim de identificar elementos capazes de estabelecer diferentes atos de enunciação, contribuindo para o envolvimento do enunciatário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-07-2009
Como Citar
SOLDI, D. A. (2009). O estilo visual de programas televisivos. Revista Do GEL, 6(1), 121–134. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/169
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)