Episódios relacionados à língua em interações de teletandem: implicações para a formação de professores de PLE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2410

Palavras-chave:

Teletandem. Episódios relacionados à língua. Conscientização da linguagem. Ensino-aprendizagem de línguas. Formação de professores.

Resumo

O projeto “Teletandem e transculturalidade na interação on-line em línguas estrangeiras por webcam” (TELLES, 2011) possibilita que estudantes de universidades brasileiras interajam via Skype com alunos de universidades estrangeiras fornecendo explicações sobre a língua materna ou aquela em que são fluentes a seus parceiros. Desse modo, o presente artigo observa os episódios relacionados à língua (SWAIN; LAPKIN, 1998) emergentes nessas sessões, analisando a forma como os alunos brasileiros (professores de línguas em formação) esclarecem dúvidas sobre a língua portuguesa a seus parceiros. Metodologicamente, os dados foram analisados de acordo com a pesquisa qualitativa de caráter interpretativista. Como fundamentação teórica, este artigo se baseia nas teorias do Foco na Forma (LONG, 1991) e da Conscientização da Linguagem (HAWKINS, 1984), pois destaca a importância de que os praticantes de teletandem, futuros professores de língua estrangeira, desenvolvam uma atitude reflexiva sobre as práticas de linguagem. Os resultados mostram que o teletandem pode favorecer um contexto de discussão e reflexão a partir dos episódios relacionados à língua e, portanto, contribuir para a formação de professores de línguas, especialmente de português como língua estrangeira (PLE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Franco, G. R. (2018). Episódios relacionados à língua em interações de teletandem: implicações para a formação de professores de PLE. Revista Do GEL, 15(3), 214–240. https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2410

Edição

Seção

Edição Temática v. 15 n. 3 (2018)