O sujeito de referência indeterminada em sentenças infinitivas

Autores

  • Maria Eugênia Lamoglia DUARTE

Palavras-chave:

Mudança lingüística. Parâmetro do Sujeito Nulo. Sentenças infinitivas. Infinitivo flexionado. Sujeito indeterminado. Língua de Tópico.

Resumo

Neste artigo apresento uma análise da realização do sujeito de referência indeterminada em sentenças infinitivas com base na língua falada e na escrita padrão do português brasileiro (PB) e europeu (PE), sob a hipótese de que a mudança que atinge as sentenças finitas no PB associada à existência do infinitivo flexionado e à orientação para o discurso levaria à realização expressa do sujeito das infinitivas. Os resultados confirmam a hipótese, mostrando expressivo uso de formas pronominais nominativas para a representação dos sujeitos das sentenças infinitivas no PB oral, enquanto o PB escrito apresenta comportamento quase idêntico ao do PE, que prefere o sujeito nulo em variação com o uso parcimonioso do clítico indefinido se, tanto na fala quanto na escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2008

Como Citar

DUARTE, M. E. L. (2008). O sujeito de referência indeterminada em sentenças infinitivas. Revista Do GEL, 5(1), 9–30. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/131

Edição

Seção

Artigos