Jornal nacional 50 anos – o diálogo com a revolução cultural e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2767Palavras-chave:
Jornal Nacional. Evolução. Transformação. Ressignificação. Relações Dialógicas. Ato Responsável.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução, transformação e ressignificação do Jornal Nacional ao longo de seus 50 anos no ar. Justifica-se tal escolha de objeto de pesquisa por se tratar do primeiro telejornal brasileiro transmitido ao vivo em rede nacional e ser o de maior repercussão jornalística. As análises serão embasadas pelas reflexões bakhtinianas no que se refere aos conceitos de relações dialógicas e ato responsável numa relação cronotópica. Foi possível verificar que o Jornal Nacional reflete e refrata a revolução cultural e tecnológica por meio do diálogo com seus interlocutores e participa ativa e responsivamente de cada momento histórico e cultural da sociedade brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)