TIPOLOGIA DE MARCADORES ILOCUCIONÁRIOS E SEU PAPEL NO ESTUDO DAS RELAÇÕES DE DISCURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3071

Palavras-chave:

Marcadores discursivos, Relações de discurso, Interação.

Resumo

Neste trabalho, explicitamos o papel dos marcadores ilocucionários, conforme a tipologia proposta por Roulet, na definição das relações ilocucionárias. Na abordagem desse autor, o estudo das relações de discurso (ilocucionárias e interativas) se realiza em duas etapas. Inicialmente, estudam-se as relações genéricas e, em seguida, as relações específicas. No intuito de tornar a identificação das relações ilocucionárias mais precisa, propusemos neste trabalho que, em cada uma dessas etapas, sejam consideradas as instruções de determinados tipos de marcadores. Assim, os marcadores de orientação ilocucionária devem ser considerados na etapa de identificação das relações ilocucionárias genéricas. Já os demais marcadores – os marcadores de ato ilocucionário (denominativos, indicativos e potenciais) – devem ser considerados na análise das relações específicas. Com base na análise de um excerto de uma peça teatral, verificamos que, atuando nessas diferentes etapas, os marcadores ilocucionários permitem não só uma identificação mais precisa das relações ilocucionárias, mas também a percepção dos vínculos de ordem interpessoal existentes entre as personagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ximenes Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (2) do CNPq.

Downloads

Publicado

12-04-2021

Como Citar

Cunha, G. X. (2021). TIPOLOGIA DE MARCADORES ILOCUCIONÁRIOS E SEU PAPEL NO ESTUDO DAS RELAÇÕES DE DISCURSO. Revista Do GEL, 18(1), 10–34. https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3071

Edição

Seção

Artigos