ENVOLVIMENTO E EMPATIA: A SOLIDARIEDADE CONSTRUÍDA NAS COLUNAS DE ACONSELHAMENTO EM REVISTAS

Autores

  • Paulo Roberto Gonçalves Segundo Universidade de São Paulo (USP)
  • Rafaela Baracat Ribeiro Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.835

Palavras-chave:

solidariedade, envolvimento, empatia

Resumo

O objetivo deste trabalho é depreender um conjunto de alternativas para a realização do efeito empatia através de recursos envolvimento. Para atingir este objetivo, trabalhamos com a prática discursiva de conselhos em revistas e enfatizamos uma parte do sistema linguístico dedicada às relações sociais para descrever e analisar as categorias linguísticas que promovem esse efeito. Os resultados da análise revelaram formas de solidariedade construídas por meio de partilha de experiências e de reconhecimento e sensibilização do problema do outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Gonçalves Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Rafaela Baracat Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

26-09-2016

Como Citar

Gonçalves Segundo, P. R., & Ribeiro, R. B. (2016). ENVOLVIMENTO E EMPATIA: A SOLIDARIEDADE CONSTRUÍDA NAS COLUNAS DE ACONSELHAMENTO EM REVISTAS. Revista Do GEL, 13(2), 211–236. https://doi.org/10.21165/gel.v13i2.835

Edição

Seção

Artigos