A vogal epentética em encontros consonantais heterossilábicos no português brasileiro: um estudo experimental

Autores

  • Francine SILVEIRA
  • Izabel Christine SEARA

Palavras-chave:

Encontros consonantais heterossilábicos. Vogal epentética. Análise acústica. Fonética experimental. Português brasileiro.

Resumo

A vogal epentética tem sido tema de estudo de inúmeras pesquisas no português brasileiro. Com o intuito de acrescentar dados a esses estudos, esta pesquisa traz a caracterização acústica de segmentos vocálicos presentes entre as consoantes dos encontros consonantais hete­rossilábicos. Os parâmetros analisados são: duração relativa e os dois primeiros formantes orais (F1 e F2, referentes à altura e à anterioridade vocálicas, respectivamente). Foram informantes desta pesquisa 4 falantes nativos de Florianópolis (2 femininos e 2 masculinos) com idades entre 24 e 30 anos e com Nível Superior completo. Observamos, em nossos dados, um percentual de aproximadamente 73% de ocorrência de um segmento vocálico entre as consoantes dos encontros consonantais heterossilábicos. Tal segmento apresenta, na maior parte das vezes, características acústicas da vogal alta [i], podendo ainda se caracterizar como uma vogal média alta ou um schwa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

SILVEIRA, F., & SEARA, I. C. (2009). A vogal epentética em encontros consonantais heterossilábicos no português brasileiro: um estudo experimental. Revista Do GEL, 6(2), 9–35. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/94

Edição

Seção

Artigos