Saltar para conteúdo principal
Saltar para menu de navegação principal
Saltar para rodapé do site
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Histórico do periódico
Atual
Arquivos
Equipa Editorial
Submissões
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Verificação de Plágio
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Números temáticos
Notícias
Contacto
Pesquisar
Registo
Acesso
Página de Início
/
Arquivos
/
Vol. 21 N.º 1 (2024): Revista do Gel
Vol. 21 N.º 1 (2024): Revista do Gel
Publicado:
2024-09-26
Número Completo
PDF (Português (Brasil))
Expediente
1-6
PDF (Português (Brasil))
Linguagem em foco: inovação, pesquisa e ensino na linguística contemporânea
Marcelo Módolo
7-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3774
Artigos
Indicativos linguísticos para aferir composicionalidade semântica em palavras complexas
Linguistic indicators to assess semantic compositionality in complex words
Indaiá de Santana Bassani, Marcela Nunes Costa
11-35
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3713
Uma tipologia linguística para pejorativos baseados em nomes de animais no português brasileiro
A linguistic typology for animal-based pejoratives in brazilian portuguese
Renato Miguel Basso, Giovanna Silva
36-53
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3715
Algumas considerações sobre o status dos blends no léxico do português brasileiro
Some considerations on the status of blends in the lexicon of brazilian portuguese
Emerson Viana Braga, Vera Pacheco
54-78
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3708
Ensino-aprendizagem do léxico: análise dos documentos norteadores da Educação Básica e aplicação em sala de aula
Lexicon teaching-learning: analysis of basic education guiding documents and application in the classroom
Beatriz Daruj Gil, Fernanda Rodrigues Baruel, Dafne Rodrigues Alvares de Castro
79-103
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3690
A trajetória de abstração do verbo chegar: Espaço > Tempo > Qualidade (Novidade)
The abstraction trajectory of the verb chegar (to arrive): space > time > quality (novelty)
Paulo Victor Almeida Galvão, Jussara Abraçado
104-119
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3724
Propriedades da ordenação de sintagmas adverbiais imperfectivos empilhados no inglês britânico: habitualidade, continuatividade e prospecção
Properties of the ordering of stacked imperfective adverbial phrases in british english: habituality, continuity, and prospectiveness
Matheus Gomes Alves, Juliana Barros Nespoli, Adriana Leitão Martins
120-136
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3507
Analogia na morfologia: uma abordagem funcional-cognitiva
Analogy in morphology: a functional-cognitive approach
Carlos Alexandre Victorio Gonçalves
137-169
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3705
For a discursive-linguistic approach to junction: analysis of linking mechanisms in narrative and argumentative discursive traditions
Para uma abordagem linguístico-discursiva da junção: análise dos mecanismos de junção nas tradições discursivas narrativa e argumentativa
Lúcia Regiane Lopes-Damasio, Mateus Dias Santana
170-196
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3699
Sul da Bahia: do multilinguismo ao unilinguismo (1760-1940)
Southern bahia: from multilingualism to unilingualism (1760-1940)
Wagner Argolo
197-223
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3647
Neologismos com “minion” no português brasileiro
Neologisms with “minion” in the brazilian portuguese
Rafael Prearo-Lima, Maria Clara Ferreira de Mello Gobbo
224-244
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3701
The ecological nature of the classroom environment for the perceptual learning of Additional Language speech
A natureza ecológica do ambiente da sala de aula de língua adicional para a aprendizagem perceptual da fala
Felipe Santos dos Reis, Ubiratã Kickhöfel Alves
245-268
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3463
Ler imagens no tempo e no espaço: excedente de visão na escrita de currículos
Reading images in time and space: a surplus of vision in cv writing
Fabrício José da Silva, Rosângela Rodrigues Borges
269-293
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3712
Resenhas
SALGADO, Luciana Salazar; CHIEREGATTI, Amanda; BOSCHI, Helena; CLARES, Letícia Moreira; DELEGE, Marina; DORETTO, Vitória Ferreira. Autorias. Belo Horizonte: Contafios; Moinhos, 2022. 180 p.
Marcio Antonio Gatti
294-298
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3725
TESCARI NETO, Aquiles. Sintaxe Gerativa. Uma introdução à cartografia sintática. Campinas: Editora da Unicamp, 2021. 213p.
Carlos Felipe Pinto
299-306
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v21i1.3703
Índice de assuntos
307-308
PDF (Português (Brasil))
Subject index
309-310
PDF (Português (Brasil))
Índice de autores
311-312
PDF (Português (Brasil))
Nova Submissão
Nova Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Block title
AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO LONGITUDINAL
311
O uso de técnicas vocais como recursos retóricos na construção do discurso
284
UM SISTEMA DE TRANSCRIÇÃO PARA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: O CASO DE UM AVATAR
202
“Poética”, de Manuel Bandeira: análise semiótica
181
BREVE PERCURSO HISTÓRICO DE ABORDAGENS LINGUÍSTICAS QUE ANTECEDEM E INFLUENCIAM A CONSTITUIÇÃO DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA
178