Relações de ensino e linguagem: reflexões a partir da análise microgenética

Autores

  • Evani Andreatta Amaral Camargo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco (USF), Bragança Paulista, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

teoria histórico-cultural, análise microgenética, desenvolvimento linguístico- -cognitivo

Resumo

A partir da análise de um episódio de um sujeito com oito anos, do sexo masculino, que apresenta singularidades em seu processo de desenvolvimento linguístico-cognitivo, tendo como espaço de observação o contexto escolar e as interações aí estabelecidas, pretendemos compreender, nas relações intersubjetivas, os processos de signifi cação elaborados entre ele e a professora. A análise de cunho microgenético nos permitiu identifi car, mesmo com uma produção linguística restrita, processos de signifi cação complexos, que revelam marcas de subjetividade, bem como a construção conjunta dos projetos de dizer, realizados por ele e seus interlocutores. Apesar de suas difi culdades linguísticas, seu intuito discursivo pode ser efetivado pela construção conjunta de sentidos no processo de interlocução.

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Andreatta Amaral Camargo, E., & Freitas, A. P. de. (2016). Relações de ensino e linguagem: reflexões a partir da análise microgenética. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 812–821. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1013

Edição

Seção

Neurolinguística