O ensino de sistemas de memórias de tradução na graduação: desafios e perspectivas

Érika Nogueira de Andrade Stupiello

Resumo


Sistemas de memórias de traduções conquistaram espaço definitivo na estação de trabalho do tradutor e, consequentemente, têm promovido transformações definitivas na maneira como a tradução é contratada e realizada. Com o objetivo de refletir sobre o aprendizado e a influência do uso dessas ferramentas na produção de tradutores em formação, este trabalho apresenta uma análise entre a teoria e a prática de tradução auxiliada por sistemas de memórias no ambiente acadêmico. São apresentados alguns desafios encontrados por graduandos em tradução em seu primeiro contato com a ferramenta e os resultados parciais de um estudo de traduções realizadas com e sem o uso de sistemas de memórias que procura encorajar a construção de um olhar crítico aos efeitos da automação na prática de tradução.


Palavras-chave


sistemas de memórias de tradução; tradução; formação de tradutores

Texto completo:

PDF

Referências


AUSTERMÜHL, F. Electronic tools for translators. Manchester: St. Jerome, 2001. 192 p.

BIAU GIL, J. R.; PYM, A. Technology and translation (a pedagogical overview). In: PYM, A. A.; PEREKRESTENKO, A.; STARINK, B. Translation technology and its teaching. Tarragona, Espanha, 2006. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2014.

BOWKER, L. Computer-aided translation: a practical introduction. Ottawa: Ottawa University Press, 2002. 220 p.

BOWKER, L. Productivity vs. quality? A pilot study on the impact of translation memory systems. Localization Focus, v. 4, n. 1, p. 13-20, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2014.

ESSELINK, B. A practical guide to localization. Amsterdam: John Benjamins, 2000.

PYM, A. What technology does to translating. Translation and Interpreting, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2011.

RODRIGUES, C. C.; STUPIELLO, E. N. A. O ensino de tecnologias de tradução nos cursos superiores de formação de tradutores no Brasil. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2014.

STUPIELLO, E. N. A. De olho no mercado: o ensino de sistemas de memórias em cursos superiores de formação de tradutores no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPT, 11., e CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADUTORES, 5., Florianópolis, 2013.

TURNITIN. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)