Peculiaridades do exercício da função autor: uma análise discursiva de “mensagens compartilhadas” no Facebook

Autores

  • Pâmela da Silva Rosin Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Luzmara Curcino Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Autoria, Enunciados Destacados, Redes Sociais, Análise do Discurso, História Cultural da Leitura

Resumo

A popularidade das redes sociais proporcionou, entre outras práticas, o aumento da circulação e compartilhamento de “frases”, sob a forma de mensagens (de amizade, amor, etc.), atribuídas a diversos autores, entre eles autores literários consagrados, cuja propriedade na indicação da autoria tornou-se motivo de discussões na própria rede. Neste artigo, visamos a empreender uma análise discursiva dessas “frases” de modo a descrevermos seu funcionamento a partir da análise de estratégias de escrita empregadas em sua produção e da análise de comentários dos leitores acerca da autoria dessas mensagens. Para tal, mobilizaremos pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, especialmente a partir de considerações de Michel Foucault acerca da “função autor” e princípios da História Cultural concernentes à autoria, com base em textos de Roger Chartier.

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Publicado

11-03-2016

Como Citar

da Silva Rosin, P., & Curcino, L. (2016). Peculiaridades do exercício da função autor: uma análise discursiva de “mensagens compartilhadas” no Facebook. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(3), 1155–1167. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1046

Edição

Seção

Análise do Discurso