O erro e a autocorreção na relação da criança com a língua

Autores

  • Irani Rodrigues Maldonade

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, erro, autocorreção, interacionismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação da criança com a língua, amparada pela teorização desenvolvida por De Lemos (1992, 2002). Na etapa anterior da pesquisa, o erro e a autocorreção foram considerados na fala de uma criança brasileira (M), de forma que possibilitou recortar dois movimentos no processo de aquisição da linguagem, que merecem agora ser explorados: a) aquele em que parte da mensagem remete à própria mensagem e b) aquele em que parte da mensagem remete ao código. Para tanto, o quadro teórico de Jakobson é retomado na proposta interacionista. Os resultados mostram que a criança não toma a língua como objeto da mesma forma que o adulto, pois ela não está da mesma forma que ele na língua. Além disso, o jogo paralelístico mostra como as relações na (da) língua são constituídas e colocadas em cena de modo particular e único na fala de M.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Maldonade, I. R. (2016). O erro e a autocorreção na relação da criança com a língua. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 41(2), 403–418. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1168

Edição

Seção

Aquisição da Escrita