A releitura do Mito de Don Juan por Leopoldo Marechal em uma versão fantástica do teatro argentino

Autores

  • Maira Angélica Pandolfi Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1753

Palavras-chave:

mito de Don Juan, teatro argentino, Leopoldo Marechal

Resumo

 

 

Pretende-se realizar uma análise da releitura do Mito de Don Juan pelo escritor argentino Leopoldo Marechal, com ênfase em seus elementos mítico-simbólicos. Essa peça, de publicação póstuma, foi finalizada em medos da década de 60. Os elementos fantasmagóricos constituem uma forte presença na escritura dramática e permitem a sua inserção na tradição literária do teatro fantástico europeu e argentino. A dialética entre o local e o universal na peça permite a reunião de mitos e crenças europeias com aquelas presentes na cultura e no folclore argentino, associados à teologia católica e à vertente política peronista defendida por seu autor. Dentre esses elementos destacam-se a figueira, o rio, o duende, el gavilán, assim como personagens e lugares referenciais da pampa argentina, e a mágica “Noche de San Juan”. A trindade cristã é uma presença estrutural e semântica constante na peça, profetizando o destino final do protagonista e sua redenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Angélica Pandolfi, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), Assis, São Paulo

Docente de Literatura e Língua Espanhola no Departamento de Letras Modernas e da Pós-Graduação em Letras da Unesp - Campus de Assis.

Referências

(S. A.) Los duendes cachetean con mano de hierro o mano de lana. La Gaceta. Tucumán, 20 febrero, 2015. Disponível em: <http://www.lagaceta.com.ar/nota/627496/sociedad/duendes-cachetean-mano-hierro-o-mano-lana.htm>. Acesso em: 10 mai. 2016.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BAQUERO GOYANES, A. Don Juan siempre Don Juan (Todos los Tenorios del teatro español). Madrid: Fundación Premios Mayte, 2005.

BECERRA SUÁREZ, C. Mito y Literatura (Estudio comparado de Don Juan). Vigo: Universidad de Vigo, 1997.

ELIADE, M. Imagens e Símbolos. Tradução de Maria Adozinda Oliveira Soares. Lisboa: Arcádia, 1979.

GARCÍA CANCLINI, N. Las culturas populares en el capitalismo. Buenos Aires-Argentina: Nueva Imagen, 1982.

GIANUZZI, E. El miedo en la “otredad”: mito y cultura popular en el noroeste argentino. Cuadernos Interculturales. Viña del Mar/Chile, v. 10, n. 18, p. 77-111, 2012.

JULIÁN PÉREZ, A. Marechal, Megafón y la Resistencia Peronista. Revista Destiempos, n. 42, p. 87-104, dic. 2014.

LOJO, M. R. El Símbolo: poéticas, teorias, metatextos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1997.

MARECHAL, L. Don Juan. Buenos Aires: Colihue, 2005.

MATURO, G. Leopoldo Marechal, el caminho de la beleza. Buenos Aires: Biblos, 1999.

_______. Leopoldo Marechal y el destino de la Argentina, 25 de mayo de 2015. Disponível em: <https://epanadiplosis.wordpress.com/2015/05/24/leopoldo-marechal-y-el-destino-de-la-argentina-por-graciela-maturo/>. Acesso em: 10 mai. 2016.

ROUSSET, J. El mito de Don Juan. Traducción de Juan José Utrilla. México: Fondo de Cultura Económica, 1985.

RUBIONE, A. Introducción, notas y propuestas de trabajo. In: MARECHAL, L. Don Juan. Buenos Aires: Colihue, 2005. p. 23-35.

SECCHI, V. E. Leopoldo Marechal: una estética unitiva: estudio de la recepción de fuentes griegas y cristianas. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2014.

Downloads

Publicado

21-11-2017

Como Citar

Pandolfi, M. A. (2017). A releitura do Mito de Don Juan por Leopoldo Marechal em uma versão fantástica do teatro argentino. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(3), 1180–1189. https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1753

Edição

Seção

Literatura Estrangeira