A releitura do Mito de Don Juan por Leopoldo Marechal em uma versão fantástica do teatro argentino
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i3.1753Palavras-chave:
mito de Don Juan, teatro argentino, Leopoldo MarechalResumo
Pretende-se realizar uma análise da releitura do Mito de Don Juan pelo escritor argentino Leopoldo Marechal, com ênfase em seus elementos mítico-simbólicos. Essa peça, de publicação póstuma, foi finalizada em medos da década de 60. Os elementos fantasmagóricos constituem uma forte presença na escritura dramática e permitem a sua inserção na tradição literária do teatro fantástico europeu e argentino. A dialética entre o local e o universal na peça permite a reunião de mitos e crenças europeias com aquelas presentes na cultura e no folclore argentino, associados à teologia católica e à vertente política peronista defendida por seu autor. Dentre esses elementos destacam-se a figueira, o rio, o duende, el gavilán, assim como personagens e lugares referenciais da pampa argentina, e a mágica “Noche de San Juan”. A trindade cristã é uma presença estrutural e semântica constante na peça, profetizando o destino final do protagonista e sua redenção.
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