As tarefas de compreensão oral para produção escrita no Celpe-Bras: construto e operacionalização

Monica Panigassi Vicentini

Resumo


Desde sua primeira edição em 1998, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) avalia a proficiência em português por meio de tarefas que integram as habilidades de compreensão e produção. Embora essa seja uma das características principais do exame, o número de pesquisas sobre esse tema ainda é incipiente no Brasil (PILEGGI, 2015; SCARAMUCCI, 2016; MENDEL, 2017). Este artigo visa a diminuir essa lacuna ao discutir os resultados de uma pesquisa que analisou as tarefas 1 e 2 (compreensão oral e produção escrita) de quatro edições do Celpe-Bras (2016/1, 2016/2, 2017/1 e 2017/2). Esses resultados mostraram que as tarefas têm condições de produção bem definidas e alto nível de autenticidade, porém, seus enunciados apresentam variações entre si, as quais, embora poucas, podem gerar representações distintas acerca do construto do exame.

Palavras-chave


tarefas integradas; tarefas de compreensão oral para produção escrita; avaliação de desempenho; teste de proficiência; Celpe-Bras

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DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2141

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