As tarefas de compreensão oral para produção escrita no Celpe-Bras: construto e operacionalização
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2141Mots-clés :
tarefas integradas, tarefas de compreensão oral para produção escrita, avaliação de desempenho, teste de proficiência, Celpe-BrasRésumé
Desde sua primeira edição em 1998, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) avalia a proficiência em português por meio de tarefas que integram as habilidades de compreensão e produção. Embora essa seja uma das características principais do exame, o número de pesquisas sobre esse tema ainda é incipiente no Brasil (PILEGGI, 2015; SCARAMUCCI, 2016; MENDEL, 2017). Este artigo visa a diminuir essa lacuna ao discutir os resultados de uma pesquisa que analisou as tarefas 1 e 2 (compreensão oral e produção escrita) de quatro edições do Celpe-Bras (2016/1, 2016/2, 2017/1 e 2017/2). Esses resultados mostraram que as tarefas têm condições de produção bem definidas e alto nível de autenticidade, porém, seus enunciados apresentam variações entre si, as quais, embora poucas, podem gerar representações distintas acerca do construto do exame.Téléchargements
Références
ARAÚJO, K. S. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em língua estrangeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000430295. Acesso em: 15 jun. 2018.
BRASIL. Edital nº 22, de 17 de maio de 2018. Torna pública a realização do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras – 2018). Diário Oficial da União, Brasília, 18 de maio de 2018. Seção 3, p. 56-61.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual do examinando. 2015. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/arquivos/manuais/manual-do-examinando-2015. Acesso em: 1 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia do participante: tarefas comentadas que compõem a edição de abril de 2013 do exame. 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/estrutura_exame/2014/guia_participante_celpebras_caderno_provas_comentadas.pdf. Acesso em: 01 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras 2017/1 (Caderno de Questões). Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/arquivos/Provas/2017_1. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras 2017/2 (Caderno de Questões). Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/arquivos/Provas/2017_2. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras 2016/1 (Caderno de Questões). Disponível em: http://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/provas/2016/2016-1.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Inep. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Celpe-Bras 2016/2 (Caderno de Questões). Disponível em: http://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/provas/2016/2016-2.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
CUMMING. A. Assessing Integrated Writing Tasks for Academic Purposes: Promises and Perils. Language Assessment Quarterly, v. 10, n. 1, p. 1-8, 2013.
CUMMING. A. et al. Differences in written discourse in independent and integrated prototype tasks for next generation TOEFL. Assessing Writing, v. 10, p. 5-43, 2005.
GEBRIL, A. Integrated-Skills Assessment. In: LIONTAS, J. (ed.). The TESOL encyclopedia of English language teaching. Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2018. p. 1-7. DOI: 10.1002/9781118784235.eelt0544.
GEBRIL, A.; PLAKANS, L. Investigating source use, discourse features, and process in integrated writing tests. Spaan Working Papers in Second or Foreign Language Assessment, v. 7, p. 47-84, 2009.
GEBRIL, A.; PLAKANS, L. Toward a Transparent Construct of Reading-to-Write Tasks: The Interface Between Discourse Features and Proficiency. Language Assessment Quarterly,
v. 10, n.1, p. 9-27, 2013.
GRABE, W.; ZHANG, C. Reading and Writing Together: A Critical Component of English for Academic Purposes Teaching and Learning. TESOL Journal, v. 4, n. 1, p. 9-24, mar. 2013.
GUO, L. Product and Process in Toefl iBT Independent and Integrated Writing Tasks: A Validation Study. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Georgia State University, Atlanta, 2011.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A Handbook for Teacher Research: From Design to Implementation. Maidenhead, UK: Open University Press, 2004.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENDEL, K. A avaliação integrada de leitura e escrita no Exame Celpe-Bras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
PENNYCOOK, A. Borrowing Others’ Words: Text, Ownership, Memory, and Plagiarism. TESOL Quarterly, v. 30, p. 201-230, 1996.
PLAKANS, L.; GEBRIL, A. A close investigation into source use in integrated second language writing tasks. Assessing Writing, v. 17, p. 18-34, 2012.
PILEGGI, M. G. S. Tarefas integradas nos exames de proficiência CELPE-BRAS e TOEFL iBT. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269574. Acesso em: 01 nov. 2017.
PILEGGI, M. G. S. Integração de habilidades: perspectiva histórico-teórica e operacionalização no exame Celpe-Bras. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 46, n. 2,
p. 577-592, 2017.
SCARAMUCCI, M. V. R. A avaliação de habilidades integradas na Parte Escrita do Exame Celpe-Bras. In: ALVAREZ, M. L. O.; GONÇALVES, L. (org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 391-425.
SCARAMUCCI, M. V. R. et al. Diferentes propostas de produção escrita e seus efeitos no desempenho de alunos em três exames. Relatório final de projeto de pesquisa, 2017 (não publicado).
WEIGLE, S. C. Integrating reading and writing in a competency test for non-native speakers of English. Assessing Writing, v. 9, p. 27-55, 2004.
WEIGLE, S. C.; PARKER, K. Source text borrowing in an integrated reading/writing assessment. Journal of Second Language Writing, v. 21, n. 2, p. 118-133, 2012.
YANG, H. Toward a Model of Strategies and Summary Writing Performance. Language Assessment Quarterly, v. 11, n. 4, p. 403-431, 2014.
YANG, H. C.; PLAKANS, L. Second language writers’ strategy use and performance on an integrated reading-listening- writing task. TESOL Quarterly, Washington, v. 46, p. 80-103, 2012.