O que faz “Educacional” no marketing digital de games empresariais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2737

Palavras-chave:

análise de discurso materialista, educação, games empresariais, meta-título, marketing digital.

Resumo

Uma empresa privada que oferece produtos/serviços voltados para o Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense divulga-se, em seu site institucional, com a seguinte assinatura: “Nome da empresa | Tecnologia e Inovação em Gamificação Empresarial, Educacional e Recrutamento e Seleção”. Observando a enunciação que a empresa faz de si, em um espaço de marketing digital, um fato discursivo importante não deixa de inquietar: o que faz “Educacional” nessa formulação? Buscando compreender que discursividade(s) sustenta(m) a forma material “Educacional”, este artigo apresenta reflexões teóricas da Análise de Discurso Materialista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Caires Delgado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), no Programa de Linguística, com Graduação em Letras Português e Literaturas Correspondentes e Mestrado em Linguística, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a pesquisadora tem a relação entre Análise de Discurso materialista e Ensino constituído seu trajeto. Interessa-lhe as discussões que produzem espaços para pensar o Sujeito Urbano, a Escola, a Língua e o Estado. 

Referências

AIRES, R.; MOREIRA, F.; FREIRE, P. Indústria 4.0: desafios e tendências para a gestão do conhecimento. SUCEG – Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 224-247, dez. 2017. Disponível em: http://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/49. Acesso em: 30 set. 2019.

AUROUX, S. A revolução tecnológica da gramatização. Tradução Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: UNICAMP, 1992.

GUIMARÃES, E. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 1, p. 49-69, ago. 1978.

HAROCHE, C.; HENRY, P.; PÊCHEUX, M. A semântica e o corte saussureano: língua, linguagem, discurso. Tradução Roberto Leiser Baronas e Fábio César Montanheiro. Revista Linguagem, São Carlos, n. 3, out./nov. 2008. Disponível em: www.letras.ufscar.br/linguasagem/edição 03/tradução-hph.php. Acesso em: 30 set. 2019.

MORELLO, R. Política científica e linguagens de tecnologia. In: MORELLO, R. (org.). Giros na Cidade: materialidade do espaço. Campinas: Labeurb/Nudecri-Unicamp, 2004. p. 31-39.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (org.). Discurso e Textualidade. 3. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 13-37.

ORLANDI, E. P. Ponto Final: Interdiscurso, Incompletude, Textualização. In: ORLANDI, E. P. Discurso e Texto: formulação e Circulação dos Sentidos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2012. p. 109-127.

ORLANDI, E. P. O discurso sobre a língua no período Vargas (Estado Novo – 1937/1945). In: ORLANDI, E. P. Língua brasileira e outras histórias – discurso sobre a língua e ensino no Brasil. Campinas: Editora RG, 2009. p. 113-121.

ORLANDI, E. P. Ler a Cidade: o arquivo e a memória. In: ORLANDI, E. P. (org.). Para uma enciclopédia da cidade. Campinas: Pontes, Labeurb/Unicamp, 2003. p. 7-21.

PÊCHEUX, M. Metáfora e Interdiscurso. In: PÊCHEUX, M. Análise de Discurso. Textos escolhidos por: Eni Puccinelli Orlandi. 4. ed. Campinas: Pontes, 2015a. p. 151-163.

PÊCHEUX, M. Metáfora e Interdiscurso. In: ACHARD, P. et al. tradução e introdução José Horta Nunes. Papel da memória. 4. ed. Campinas: Pontes, 2015b. p. 43-53.

PÊCHEUX, M. O discurso – Estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Orlandi. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

PFEIFFER, C. C. Definir (,) um percurso. In: ORLANDI, E. P. (org.). Para uma enciclopédia da cidade. Campinas: Pontes, Labeurb/Unicamp, 2003. p. 105-121.

PFEIFFER, C. C. Políticas públicas: educação e linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 53, n. 2, p. 149-156, jul./dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.20396/cel.v53i2.8636984. Acesso em: 30 set. 2019.

SILVA, M. V. História da alfabetização no Brasil: sentidos e sujeito da escolarização. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

Delgado, B. C. (2020). O que faz “Educacional” no marketing digital de games empresariais?. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1272–1285. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2737

Edição

Seção

Artigos