O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço

Autores

  • Neuraci Rocha Vidal Amorim Professora Municipal de Educação Básica I, Votuporanga, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1719-2435
  • Lília Santos Abreu-Tardelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7870-1710

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863

Palavras-chave:

Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, trabalho do coordenador, formação de docentes em serviço.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a síntese da análise de três textos sobre o trabalho do coordenador pedagógico: a lei municipal que regulamenta a função da Hora de Trabalho Pedagógico (HTPC), um diário de campo de uma professora-pesquisadora no momento da HTPC e um comentário escrito pela coordenadora e que compõe o método de instrução ao sósia. As análises foram feitas com base no folhado textual do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2006, 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009) e complementado pela teoria polifônica da enunciação de Ducrot (1984). Nosso objetivo com as análises é discutir a formação docente a partir da investigação do trabalho do coordenador pedagógico e do espaço da HTPC. Os resultados apontam a falta de autonomia do coordenador na HTPC e a amputação de suas decisões em relação à formação continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Neuraci Rocha Vidal Amorim, Professora Municipal de Educação Básica I, Votuporanga, São Paulo, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português- Inglês pelo Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV. Cursou o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério- CEFAM. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Votuporanga e docente Grupo Faveni - Faculdade Futura. Tem experiência na docência, tendo atuado como Professora de Ensino Fundamental I e como Professora de Língua Portuguesa no Ensino Superior, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Interacionismo Sociodiscursivo, Formação de professores de Língua materna e Trabalho do Coordenador Pedagógico.

Lília Santos Abreu-Tardelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. Líder do grupo de pesquisa ALTER FIP (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações-Formação, Intervenção e Pesquisa), certificado pela UNESP e pelo CNPQ. Membro do grupo de pesquisa ALTER-CNPq e do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. Professora assistente doutora da UNESP de São José do Rio Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha 'Ensino e Aprendizagem de Línguas' desde 2013. Coautora de livros didáticos e paradidáticos de língua portuguesa e de língua inglesa, dentre eles, os da coleção 'Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos' da Editora Parábola e da Coleção para o Ensino Médio 'Vozes do Mundo: literatura, língua e produção de texto' da editora Saraiva, aprovado no PNLD- 2015. Autora de artigos sobre ensino e aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais e sobre o trabalho docente e orienta trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica nessas duas temáticas.

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Amorim, N. R. V., & Abreu-Tardelli, L. S. (2021). O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 24–41. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863

Edição

Seção

Artigos