The pedagogical coordinator’s work during the Collective Pedagogical Work Hour: a look at in-service teacher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863

Keywords:

Collective Pedagogical Work Hour, coordinator’s work, in-service teacher education.

Abstract

This article aims to present the synthesis of the analysis of three texts about the pedagogical coordinator’s work: the municipal law that regulates the Collective Pedagogical Working Hour (HTPC), a field diary kept by the teacher-researcher during the HTPC moments, and a commentary written by the coordinator which compounds the “instruction to the double” method. The analyses were conducted within the Sociodiscursive Interactionism’s (ISD) text framework (BRONCKART 1999, 2006, 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009) and complemented by Ducrot’s polyphonic enunciation theory (1984). Our objective with the analyses is to discuss teachers’ education based on the research about the pedagogical coordinator’s work and the HTPC’s space. The results point to the coordinator’s lack of autonomy at the HTPC and the amputation of their decisions regarding teachers’ continuing education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Neuraci Rocha Vidal Amorim, Professora Municipal de Educação Básica I, Votuporanga, São Paulo, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, área: Linguística Aplicada da UNESP Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Português- Inglês pelo Centro Universitário de Votuporanga- UNIFEV. Cursou o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério- CEFAM. Atualmente é professora do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de Votuporanga e docente Grupo Faveni - Faculdade Futura. Tem experiência na docência, tendo atuado como Professora de Ensino Fundamental I e como Professora de Língua Portuguesa no Ensino Superior, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Interacionismo Sociodiscursivo, Formação de professores de Língua materna e Trabalho do Coordenador Pedagógico.

Lília Santos Abreu-Tardelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e licenciada em Letras pela UNICAMP. Líder do grupo de pesquisa ALTER FIP (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações-Formação, Intervenção e Pesquisa), certificado pela UNESP e pelo CNPQ. Membro do grupo de pesquisa ALTER-CNPq e do GT Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. Professora assistente doutora da UNESP de São José do Rio Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha 'Ensino e Aprendizagem de Línguas' desde 2013. Coautora de livros didáticos e paradidáticos de língua portuguesa e de língua inglesa, dentre eles, os da coleção 'Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos' da Editora Parábola e da Coleção para o Ensino Médio 'Vozes do Mundo: literatura, língua e produção de texto' da editora Saraiva, aprovado no PNLD- 2015. Autora de artigos sobre ensino e aprendizagem de línguas por meio de gêneros textuais e sobre o trabalho docente e orienta trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica nessas duas temáticas.

References

AMORIM, N. R. V. Coordenação pedagógica durante a HTPC: as interpretações do coordenador, da professora-pesquisadora e das prescrições. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2017.

BOZZINI, I. C. T.; FREITAS, D. O trabalho coletivo na escola pública: três estudos sobre o HTPC/ATPC. Interciência & Sociedade, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 60-71, 2014.

BOZZINI, I. C. T.; OLIVEIRA, M. R. G de. Os professores e a construção do espaço coletivo escolar: o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Revista LOGOS, Rio de Janeiro, v. 14, n. 14, p. 36-46, 2006.

BRONCKART, J. P.; LEURQUIN, E. V. L. F. Prefácio. In: BULEA. E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 9-22.

BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2018.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Tradução Adail Sobral. Petrópolis: Vozes, 2006.

CUNHA, R. C. O. B.; OMETTO, C. B. de C. N.; PRADO, G do V. T. Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores. Revista educação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 171-179, mai./ago. 2013.

DE GRANDE, P. B. Formação continuada no local de trabalho do professor: possibilidades de agência e construção de sentidos para a docência. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

DIOLINA, K. Quem ensina, aprende a vencer os desafios da profissão: o papel do coletivo. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

FERNANDES, M. J. da S. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e pesquisa, v. 38, n. 4, p. 799-814, 2012.

FOGAÇA. F. C. Reuniões pedagógicas e autoconfrontações: possíveis espaços de desenvolvimento profissional na escola pública. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

FRANÇA, V. D. C.; MARQUES, M. A. de R. B. A relação teoria e prática no espaço das htpcs: possibilidades de formação continuada da docência centrada na escola. Plures Humanidades, v. 13, n. 2, p. 275-290, jul./dez. 2012.

MACHADO, A. R. Ensino de gêneros textuais para o desenvolvimento do professor e de seu trabalho. In: SERRANI, S. (org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Horizonte, 2010. p.160-171.

MACHADO, A. R. Colaboração e crítica: possíveis ações do linguista na atividade educacional. In: MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.).

O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

p. 43-70.

MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.

MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. (Re-)configuração do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.

MACHADO, A. R.; FERREIRA, A. D’O.; LOUSADA, E. G. Breve definição dos fundamentos e procedimentos dos estudos do professor. In: MACHADO, A. R.; FERREIRA, A. D’O.; LOUSADA, E. G. (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 15-31.

MACHADO, L. B.; ARRIBAS, N. C. A. L de. Coordenador pedagógico na escola pública: uma análise à luz das representações sociais. Educação em foco, v. 16, n. 1, p. 171-192, 2011.

MANSANO, M. S. Dilemas no cotidiano do orientador pedagógico: entre a confrontação com a profissão e a (auto)confrontação docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014.

MENDES, C. C. T. HTPC: Hora de trabalho perdido coletivamente? 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2008.

MUNICÍPIO. Lei Complementar nº 215, de 05 de julho de 2012. Município, 2012.

OLIVEIRA, A. R. de. A HTPC como espaço de formação: uma possibilidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de. ALMEIDA, L. R de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012.

ROCHA, A. L. C da; ECKERT, C. Etnografia: saberes e práticas. In: PINTO, C. R. J.; GUAZZELLIB, C. A. B. (org.). Ciências humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 9-24.

SANTADE, M. S. B. A metodologia de pesquisa: instrumentais e modos de abordagem. In: SIMÕES, D.; GARCIA, F. (org.). A pesquisa científica como linguagem e práxis. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. p. 97-111.

SOUZA, G. R de. Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaço de formação contínua e de produção de saberes docentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2013.

Published

2021-04-29

How to Cite

Amorim, N. R. V., & Abreu-Tardelli, L. S. (2021). The pedagogical coordinator’s work during the Collective Pedagogical Work Hour: a look at in-service teacher education. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 24–41. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863

Issue

Section

Artigos