O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863Palabras clave:
Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, trabalho do coordenador, formação de docentes em serviço.Resumen
Este artigo objetiva apresentar a síntese da análise de três textos sobre o trabalho do coordenador pedagógico: a lei municipal que regulamenta a função da Hora de Trabalho Pedagógico (HTPC), um diário de campo de uma professora-pesquisadora no momento da HTPC e um comentário escrito pela coordenadora e que compõe o método de instrução ao sósia. As análises foram feitas com base no folhado textual do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2006, 2008; MACHADO; BRONCKART, 2009) e complementado pela teoria polifônica da enunciação de Ducrot (1984). Nosso objetivo com as análises é discutir a formação docente a partir da investigação do trabalho do coordenador pedagógico e do espaço da HTPC. Os resultados apontam a falta de autonomia do coordenador na HTPC e a amputação de suas decisões em relação à formação continuada dos professores.
Descargas
Citas
AMORIM, N. R. V. Coordenação pedagógica durante a HTPC: as interpretações do coordenador, da professora-pesquisadora e das prescrições. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2017.
BOZZINI, I. C. T.; FREITAS, D. O trabalho coletivo na escola pública: três estudos sobre o HTPC/ATPC. Interciência & Sociedade, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 60-71, 2014.
BOZZINI, I. C. T.; OLIVEIRA, M. R. G de. Os professores e a construção do espaço coletivo escolar: o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC). Revista LOGOS, Rio de Janeiro, v. 14, n. 14, p. 36-46, 2006.
BRONCKART, J. P.; LEURQUIN, E. V. L. F. Prefácio. In: BULEA. E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 9-22.
BRONCKART, J. P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio et al. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.
BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espíndola Rodrigues Figueirêdo. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Tradução Adail Sobral. Petrópolis: Vozes, 2006.
CUNHA, R. C. O. B.; OMETTO, C. B. de C. N.; PRADO, G do V. T. Trabalho docente coletivo e coordenação pedagógica: entre a heterogeneidade do cotidiano e um projeto de formação de professores. Revista educação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 171-179, mai./ago. 2013.
DE GRANDE, P. B. Formação continuada no local de trabalho do professor: possibilidades de agência e construção de sentidos para a docência. 2015. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
DIOLINA, K. Quem ensina, aprende a vencer os desafios da profissão: o papel do coletivo. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
FERNANDES, M. J. da S. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educação e pesquisa, v. 38, n. 4, p. 799-814, 2012.
FOGAÇA. F. C. Reuniões pedagógicas e autoconfrontações: possíveis espaços de desenvolvimento profissional na escola pública. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
FRANÇA, V. D. C.; MARQUES, M. A. de R. B. A relação teoria e prática no espaço das htpcs: possibilidades de formação continuada da docência centrada na escola. Plures Humanidades, v. 13, n. 2, p. 275-290, jul./dez. 2012.
MACHADO, A. R. Ensino de gêneros textuais para o desenvolvimento do professor e de seu trabalho. In: SERRANI, S. (org.). Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo: Horizonte, 2010. p.160-171.
MACHADO, A. R. Colaboração e crítica: possíveis ações do linguista na atividade educacional. In: MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.).
O ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
p. 43-70.
MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.
MACHADO, A. R. (org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004.
MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MACHADO, A. R.; BRONCKART, J. P. (Re-)configuração do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L. S.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 31-77.
MACHADO, A. R.; FERREIRA, A. D’O.; LOUSADA, E. G. Breve definição dos fundamentos e procedimentos dos estudos do professor. In: MACHADO, A. R.; FERREIRA, A. D’O.; LOUSADA, E. G. (org.). O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p. 15-31.
MACHADO, L. B.; ARRIBAS, N. C. A. L de. Coordenador pedagógico na escola pública: uma análise à luz das representações sociais. Educação em foco, v. 16, n. 1, p. 171-192, 2011.
MANSANO, M. S. Dilemas no cotidiano do orientador pedagógico: entre a confrontação com a profissão e a (auto)confrontação docente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014.
MENDES, C. C. T. HTPC: Hora de trabalho perdido coletivamente? 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2008.
MUNICÍPIO. Lei Complementar nº 215, de 05 de julho de 2012. Município, 2012.
OLIVEIRA, A. R. de. A HTPC como espaço de formação: uma possibilidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de. ALMEIDA, L. R de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 147, p. 754-771, 2012.
ROCHA, A. L. C da; ECKERT, C. Etnografia: saberes e práticas. In: PINTO, C. R. J.; GUAZZELLIB, C. A. B. (org.). Ciências humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 9-24.
SANTADE, M. S. B. A metodologia de pesquisa: instrumentais e modos de abordagem. In: SIMÕES, D.; GARCIA, F. (org.). A pesquisa científica como linguagem e práxis. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. p. 97-111.
SOUZA, G. R de. Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaço de formação contínua e de produção de saberes docentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2013.