A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913

Palavras-chave:

conto, cenários, linguagem, instruções argumentativas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar numa perspectiva linguística, argumentativa e literária a materialidade do conto “Cenários” (1982), de Sérgio Sant’Anna. Para a fundamentação teórica, foram utilizados estudos de Arneiro (2011), Bosi (1985), Pereira (2011), Poe (1985, 2011), Cortázar (2006), Pellegrini (2008), Ducrot (1987, 1988, 2005) e Carel (2005). Com base nesses estudos, parte-se da hipótese de que a linguagem é um fator determinante para a intencionalidade e compreensão tanto do autor como do leitor, uma vez que a argumentatividade está implícita na língua e as instruções possíveis do léxico ou do enunciado possibilitam o entendimento e a concordância do leitor. Os resultados apontam para as diferentes possibilidades argumentativas que os enunciados projetam dentro de um texto, no caso do conto “Cenários”, e que estas relações são estabelecidas de acordo com as instruções linguísticas permitidas pelo escritor.

 

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Biografia do Autor

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Pós-Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora e pesquisadora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Gisele Benck de Moraes, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professora e pesquisadora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

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Publicado

29-04-2021

Como Citar

Aquino, I. C., & Moraes, G. B. de. (2021). A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 42–56. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913

Edição

Seção

Artigos