Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna

Autores

  • Claudia Garcia Cavalcante Centro Paula Souza – Faculdade de Tecnologia de Itaquera - SP
  • Anderson Cristiano da Silva Secretaria da Educação de São Paulo/ PUCP-SP/ LAEL/ CNPq

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i3.712

Palavras-chave:

análise dialógica, autoria, livro didático de português, ponto de exclamação

Resumo

O texto discute possíveis índices de autoria a partir dos usos do sinal de exclamação encontrados no livro didático de português Prática de texto para estudantes universitários, de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (2011). Pela aparente objetividade e simplicidade no emprego do ponto de exclamação, veem-se apenas publicações a respeito do assunto em gramáticas prescritivo-normativas, havendo poucas pesquisas de caráter discursivo que se dediquem ao estudo da exclamação em uso. Para tal empreendimento, o referencial teórico são os trabalhos desenvolvidos por Bakhtin (2004, 2006a, 2006b, 2008, 2010, 2013), Medviedev (1983) e Volochinov (1983), enfocando os conceitos de enunciado concreto, autor/autoria e estilo. Em nossas considerações, a presença da pontuação associada aos signos linguísticos nos excertos analisados acaba por ser um marcador de autoria, (d)enunciando a constituição autoral e os tons valorativos.

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Biografia do Autor

Claudia Garcia Cavalcante, Centro Paula Souza – Faculdade de Tecnologia de Itaquera - SP

PUC SP Linguística Aplicada - Mestrado e Doutorado

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Cavalcante, C. G., & da Silva, A. C. (2016). Ponto de exclamação como índice de autoria: análise dialógica de um livro didático universitário de língua materna. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(3), 748–762. https://doi.org/10.21165/el.v45i3.712

Edição

Seção

Análise do Discurso