Alunos com necessidades educacionais especiais e suas representações quando enunciam sobre sua competência oral-enunciativa em língua estrangeira
Palavras-chave:
Alunos com NEEs, Competência oral-enunciativa, Língua estrangeira, Linguística Aplicada, Análise do DiscursoResumo
Temos como principal objetivo para este trabalho descrever, analisar e interpretar uma das representações discursivas construídas nas inscrições enunciativas de quatro alunas com necessidades educacionais especiais (NEEs) quando enunciam sobre seu processo de aprender a língua estrangeira. Para alcançar nosso objetivo, pensamos o processo de ensino-aprendizagem de sujeitos com NEEs a partir de uma proposta discursiva. Propomos, assim, uma interface entre a Linguística Aplicada, a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) – concebida pelos trabalhos de Michel Pêcheux – e a Análise Dialógica do Discurso (ADD) com base nos trabalhos do Círculo de Bakhtin. Por meio da perspectiva discursiva propiciada por esses suportes teóricos, passamos a conceber alunos com NEEs como sujeitos enunciadores que ocupam um lugar na conjuntura social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-04-2016
Como Citar
Titoto, M. R. (2016). Alunos com necessidades educacionais especiais e suas representações quando enunciam sobre sua competência oral-enunciativa em língua estrangeira. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 756–770. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/964
Edição
Seção
Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas