Alunos com necessidades educacionais especiais e suas representações quando enunciam sobre sua competência oral-enunciativa em língua estrangeira

Márcia Regina Titoto

Resumo


Temos como principal objetivo para este trabalho descrever, analisar e interpretar uma das representações discursivas construídas nas inscrições enunciativas de quatro alunas com necessidades educacionais especiais (NEEs) quando enunciam sobre seu processo de aprender a língua estrangeira. Para alcançar nosso objetivo, pensamos o processo de ensino-aprendizagem de sujeitos com NEEs a partir de uma proposta discursiva. Propomos, assim, uma interface entre a Linguística Aplicada, a Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) – concebida pelos trabalhos de Michel Pêcheux – e a Análise Dialógica do Discurso (ADD) com base nos trabalhos do Círculo de Bakhtin. Por meio da perspectiva discursiva propiciada por esses suportes teóricos, passamos a conceber alunos com NEEs como sujeitos enunciadores que ocupam um lugar na conjuntura social.

Palavras-chave


Alunos com NEEs; Competência oral-enunciativa; Língua estrangeira; Linguística Aplicada; Análise do Discurso

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