O ensino da oralidade: um panorama anterior aos PCN-EF/98

Autores

  • Paula Gaida Winch

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, ensino, língua oral, Anais do Gel.

Resumo

Este artigo visa a traçar um panorama acerca do ensino da oralidade em aulas de Língua Portuguesa (LP) nas décadas de 80 e 90. Para isso, realizou-se um levantamento dos artigos publicados nos Anais dos Seminários do Gel de 1978 a 1998. Encontraram-se 10 trabalhos sobre ensino de LP, articulados à oralidade, e 12 sobre língua oral, articulados ao ensino. Mediante leitura aprofundada desses trabalhos, constatou-se que se começa a atribuir maior importância à
língua oral em meados da década de 1980, com os estudos conversacionais. A oralidade é pouco trabalhada nas aulas de LP e, conforme os trabalhos analisados, esse trabalho ocorre devido à busca por aprimorar a habilidade de escrever dos alunos. Assim, a oralidade constitui-se em um instrumento facilitador da aprendizagem e do aprimoramento da escrita, a qual é uma preocupação
predominante na maioria dos trabalhos.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Winch, P. G. (2016). O ensino da oralidade: um panorama anterior aos PCN-EF/98. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 810–823. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/968

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas