O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais

Autor/innen

  • Marjorie Agre Leão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP), São Paulo, Brasil

Schlagworte:

Alfabetização/Letramento, Jogos, Consciência Fonológica

Abstract

O presente artigo propõe uma refl exão acerca da alfabetização/letramento, com enfoque à consciência fonológica, pela utilização de jogos, enquanto instrumentos de mediação. Para isso, apresenta uma sucinta revisão da literatura, a contextualização e aplicabilidade em uma sala de apoio pedagógico nas séries iniciais do ensino fundamental, bem como sugestões que poderão favorecer os profi ssionais da educação, sobretudo, professores alfabetizadores.

 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ALMEIDA, Rita de Cássia S. Jogos nas aulas de português: linguagem, gramática e leitura. Petropólis: Vozes, 2010.

BRASIL. Consciência Fonológica. Ouro Preto: UFOP/CEAD, PNAIC/ MEC 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2013.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Linhas programáticas para o atendimento específi co na sala de apoio pedagógico específi co. Brasília: MEC/ SEESP, 1994. 56p. (Diretrizes, 2).

BORTONI-RICARDO, Stella M. Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stella M.; MACHADO, Veruska R. Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013.

BRANDÃO, Ana C. P. A; FERREIRA, Andréa T. B; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de; LEAL, Telma F. (Org.). Manual Didático: jogos de alfabetização. Pernambuco: MEC; UFPE/CEEL, 2009.

CAGLIARI, Luiz C. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2007.

CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 4. ed. São Paulo: Memnon, 2004. GÓMEZ, Ana Maria S.; TERÁN, Nora E. Difi culdades de aprendizagem: detecção e estratégias de ajuda. Rio de Janeiro: Grupo Cultural, 2009. 449p.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramentos e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os signifi cados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2. ed. São Paulo: Mercado das Letras, 2012. P. 15-61.

LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 16. ed. São Paulo: Ática, 2006. Série: Princípios.

MAGALHÃES, Adriana F.S.; JUNIOR, Cícero Francisco A. Ludicidade na aquisição da leitura e escrita: experiências e vivências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Campina Grande: Realize, 2012. 10p.

MOLLICA, Maria Cecília; PATUSCO, Cynthia; RIBEIRO, Andressa; LOURENÇO, Gabrielle Costa. O letramento de sujeitos típicos e atípicos. In: PALOMANES, R.; BRAVIN, A. M. (Org.). Práticas de ensino de português. São Paulo: Contexto, 2012. p. 211-239.

NASCIMENTO, Kely-Anee O.; MELO, Patrícia Sara L. A prática pedagógica dos professores de apoio pedagógico especializado – APE: Paradigmas conservadores e inovadores da educação. Campina Grande: Realize, 2012. 14p. Disponível em: <http://editorarealize.com.br>. Acesso em: 20 nov 2013.

RAUPP, Eliane S.; SMANIOTTO, Gisele C. Fundamentos teóricos da alfabetização e língua portuguesa II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011.

ROJO, Roxane (Org.). Alfabetização e Letramento: Perspectivas lingüísticas. São Paulo: Mercado das Letras, 2009.

SAVELI, Esméria L; TENREIRO, Maria Odete V. Organização dos tempos e dos espaços na educação infantil. In: SAVELI, Esméria et al. Fundamentos teóricos da educação infantil. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011. p. 111- 142.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2013.

VIEIRA, Daniele M. Jogos de linguagem – Estratégia para atividades diversifi cadas no processo de alfabetização e letramento. In: MORO, Catarina de Souza et al. Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: saberes e práticas. Curitiba: SEED-PR, 2012.

Veröffentlicht

2016-03-06

Zitationsvorschlag

Agre Leão, M. (2016). O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 647–656. Abgerufen von https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1001

Ausgabe

Rubrik

Ensino de Língua Materna