Identidades transgressoras na tradução para dublagem de Almodóvar

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2654

Schlagworte:

linguística aplicada, identidade, estudos da tradução, camp talk.

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar o camp talk (fenômeno sociolinguístico que ocorre entre alguns falantes homossexuais masculinos) na tradução para dublagem dos filmes Todo sobre mi madre (1999) e La mala educación (2004), ambos de Pedro Almodóvar, com foco na maneira como as identidades performadas pelos personagens gays e transgêneros foram recriadas no texto traduzido, apurando se houve maior assimilação à ideologia heteronormativa dominante ou se tal tradução foi recriada para servir como resistência diante dessa mesma ideologia. Isso será analisado de acordo com os conceitos de engajamento na tradução e de sexualidade e linguagem, defendidos por Venuti (2013), Butler (2016), Harvey (1998), Mendes (2006, 2012) e Gonçalves (2003). Na análise realizada, pôde-se perceber que o filme La mala educación apresentou maior tendência a assimilar essas identidades, ao passo que a dublagem do filme Todo sobre mi madre apostou em traduções mais heterogêneas que deixassem visível a identidade transgênera da personagem Agrado.

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Autor/innen-Biografie

Fabio Ricardo Macedo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-graduação de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP/S. J. Rio Preto.

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Veröffentlicht

2020-12-17

Zitationsvorschlag

Macedo, F. R. (2020). Identidades transgressoras na tradução para dublagem de Almodóvar. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 49(3), 1478–1496. https://doi.org/10.21165/el.v49i3.2654

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