O booktrailer como estratégia de divulgação: o caso da obra de Hilda Hilst

Autores

  • Matheus Nogueira Schwartzmann Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2887-3570
  • Gustavo Henrique Rodrigues de Castro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4486-9579

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3062

Palavras-chave:

Hilst, Hilda, Paratexto, Práticas Semióticas, Semiótica Francesa

Resumo

Partindo do ponto de vista dos níveis de pertinência da análise semiótica (J. Fontanille), em diálogo com a noção de paratexto (G. Genette), esse artigo analisa como a prática de pré-venda de livro pode determinar a circulação de uma obra. Para isso, examinamos o booktrailer homônimo da obra Da poesia, da escritora brasileira Hilda Hilst [1930-2004], publicado no canal de Cia. das Letras no YouTube. Ao tomar o booktrailer como uma estratégia, e após discorrer sobre as especificidades do seu suporte formal, concluímos que a prática de pré-venda engloba a plataforma YT lhe conferindo uma função modal no interior da cena predicativa: firmar um contrato de compra e de leitura com o destinatário, por meio da oferta de valores literários e comerciais. Sob esse ponto de vista, o problema do “valor” (obra popular, canônica etc.) encontra sua pertinência para além do texto literário, nas interfaces que ele estabelece com outros sistemas socioculturais (o universo editorial, o universo acadêmico etc.) que determinam as modalidades de circulação e o estatuto da obra junto à cultura.

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Schwartzmann, M. N., & Castro, G. H. R. de . (2021). O booktrailer como estratégia de divulgação: o caso da obra de Hilda Hilst. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1321–1337. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.3062

Edição

Seção

Artigos