Multimodalidade em jogo: uma análise do jogo Final Fantasy

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i2.3621

Abstract

Nos últimos anos, os estudos tanto em multimodalidade quanto em videogames têm despertado crescente interesse. A despeito disto, a interseção entre ambos foi pouco explorada até o momento (Stamenković; Jaćević, 2019). Com o fito de contribuir para esta interface, neste artigo, objetivamos discutir os videogames em termos multimodais sistêmico-funcionais (Halliday; Matthiessen, 2014). Para tal, elegemos Final Fantasy (Square, 1987) como objeto de estudo, voltando-nos às modalidades imagética, verbal e à processualidade. Por meio da análise das sequências de batalha, notamos que os significados ideacionais e textuais são construídos intermodalmente; aliado a isto, o exame da processualidade permitiu-nos depreender como estes recursos acoplam-se em um conjunto multimodal voltado à interação lúdica, o que se tornou produtivo na compreensão da intersecção entre multimodalidade e videogame.

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Veröffentlicht

2024-11-08

Zitationsvorschlag

Matumoto, A. de O. (2024). Multimodalidade em jogo: uma análise do jogo Final Fantasy. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(2), 439–460. https://doi.org/10.21165/el.v52i2.3621

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