Práticas identitárias de professores e alunos da Unidade Educacional de Internação-MS (UNEI): (des)construindo identidade(s)

Autores

  • Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
  • Lais Moretti Carneiro
  • Thiago José Bot Bonfim

Palavras-chave:

análise do discurso, professores, adolescentes.

Resumo

Objetiva-se neste artigo descrever as representações que professores e alunos fazem de si, do outro e do processo ensino/aprendizagem na UNEI de Três Lagoas-MS. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, uma vez que adotamos como procedimentos para coleta a entrevista, tendo como perspectiva teórica conceitos da Análise do Discurso Francesa, que se insere no entrecruzamento da Linguística e das Ciências Sociais imbricando história, ideologia e sujeito professor-aluno, a partir de Coracini (2003a), Orlandi (1992) e para as questões de saber-poder (FOUCAULT, 1999, 2004). Alguns resultados parciais indicam que o professor e o aluno-interno estão em constante movimento, formados por uma multiplicidade de discursos que se constroem pela dispersão, pela diferença na relação que se estabelece com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Nascimento, C. A. G. de S., Carneiro, L. M., & Bonfim, T. J. B. (2016). Práticas identitárias de professores e alunos da Unidade Educacional de Internação-MS (UNEI): (des)construindo identidade(s). Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(3), 1241–1255. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1249

Edição

Seção

Análise do Discurso