Reflexões sobre política linguística e ensino de línguas: configurações de língua(gem) que orientam a formação inicial de professores

Autores

  • Djane Antonucci Correa Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1743

Palavras-chave:

política linguística, ensino de língua(gem), formação de professores

Resumo

Este trabalho traz um estudo de base qualitativa sobre a compreensão que os professores em formação têm de língua(gem) para subsidiar discussões sobre ensino de língua. Especificamente, busca discutir políticas linguísticas para debater mecanismos que definem o(s) uso(s) da linguagem e verificar que as práticas linguísticas heterogêneas acompanham a evolução sociocultural de todas as línguas do mundo, de modo que os movimentos em direção à homogeneidade são determinados por fatos sociais, políticos e históricos. Os resultados apontam para maior visibilidade às indagações, dificuldades e experiências de professores em formação oriundas de situações sociolinguisticamente complexas, de onde se conclui que as discussões propostas são necessárias para que se compreendam melhor as práticas de linguagem contemporâneas, notadamente diversificadas e multimodais.

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Biografia do Autor

Djane Antonucci Correa, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Departamento de Estudos da Linguagem

Área: Pragmática e ensino de língua

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

Correa, D. A. (2017). Reflexões sobre política linguística e ensino de línguas: configurações de língua(gem) que orientam a formação inicial de professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 561–576. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1743

Edição

Seção

Ensino de Língua Materna