Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2146Keywords:
lexicalização, Terminologia, Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, competências profissionaisAbstract
O Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento, a sistematização e o desenvolvimento de perfis profissionais, a fim de atender a objetivos de Formação Profissional de Nível Médio, de acordo com as funções do mundo do trabalho e com as demandas sociopolíticas e culturais. Tal Currículo constitui-se na área-tema deste trabalho. Discutiremos aspectos da lexicalização e das funções de termos da área-tema, a partir da análise de textos fidedignos, exclusivamente escritos, em uma abordagem terminológica (com ênfase nos princípios das Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia). São alguns dos termos sob análise: competências; habilidades; saber fazer; saber ser; valores e atitudes; Laboratório de Currículo.Downloads
References
ALVES, I. M. Um estudo sobre a neologia lexical: os microssistemas prefixais do português contemporâneo. 2000. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
ALVES, I. M. Neologismo: criação lexical. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007. (Princípios, 191).
BARBOSA, M. A. Etno-terminologia e terminologia aplicada: objeto de estudo, campo de aplicação. In: ISQUERDO, A. N.; ALVES, I. M. (org.). As Ciências do Léxico: lexicologia,
lexicografia, terminologia, v. 3. Campo Grande: Ed. UFMS; São Paulo: Humanitas, 2007. p. 433-445.
BARROS, L. A. Curso básico de Terminologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. (Coleção Acadêmica, 54).
CABRÉ, M. T. La terminología: teoría, metodología, aplicaciones. Barcelona: Editorial
Antártida/Empúries, 1993.
CABRÉ, M. T. La terminología: representación y comunicación: elementos para una teoría de base comunicativa y otros artículos. Barcelona: Institut Universitari de Lingüística aplicada/Universitat Pompeu Fabra, 1999.
DEMAI, F. M. Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de Educação do Campo. 2014. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: www.
teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde.../2014_FernandaMelloDemai_VOrig.pdf. Acesso em: 24 jun. 2018.
SCOTT, M. WordSmith Tools version 7, Stroud: Lexical Analysis Software. 2017. [versão mais recente consultada]. Disponível em: http://www.lexically.net/publications/citing_
wordsmith.htm. Acesso em: 24 jun. 2018.
TEMMERMAN, R. Sociocognitive Terminology Theory. In: CABRÉ, M. T.; FELIU, J. (ed.). Terminología y cognición II. Simposio Internacional de Verano de Terminología (13-16 de julio de 1999). Barcelona: Institut Universitari de Lingüística Aplicada. Universitat Pompeu
Fabra, 2001.