Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2146

Palabras clave:

lexicalização, Terminologia, Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio, competências profissionais

Resumen

O Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio é definido como esquema teórico-metodológico que direciona o planejamento, a sistematização e o desenvolvimento de perfis profissionais, a fim de atender a objetivos de Formação Profissional de Nível Médio, de acordo com as funções do mundo do trabalho e com as demandas sociopolíticas e culturais. Tal Currículo constitui-se na área-tema deste trabalho. Discutiremos aspectos da lexicalização e das funções de termos da área-tema, a partir da análise de textos fidedignos, exclusivamente escritos, em uma abordagem terminológica (com ênfase nos princípios das Teorias Sociocognitiva e Comunicativa da Terminologia). São alguns dos termos sob análise: competências; habilidades; saber fazer; saber ser; valores e atitudes; Laboratório de Currículo.

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Biografía del autor/a

Fernanda Mello Demai, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Língua Portuguesa e Linguística - pela Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil (2003/ 2004); Mestrado em Linguística (Semiótica e Linguística Geral - Lexicologia e Terminologia - 2006) e Doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa - Lexicologia e Terminologia do Português - 2014), pela mesma Universidade. Atualmente é Professora do Ensino Superior e do Ensino Médio e Técnico e Diretora de Departamento do Grupo de Formulação e Análises Curriculares no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. É pesquisadora com experiência profissional nas áreas/ atividades: Linguística e Terminologia; Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística; Currículo Escolar; produção e avaliação de material didático; elaboração e correção de provas para concursos; revisão de textos técnicos e científicos, dicionários terminológicos e glossários de diversas áreas e de língua portuguesa; currículo de Educação Básica e de Educação Profissional e Tecnológica.

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Fabra, 2001.

Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Demai, F. M. (2019). Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 164–182. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2146

Número

Sección

Artigos