A canção e o ensino de gêneros orais: reflexões didáticas a partir de “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque de Hollanda

Authors

  • Francisco Octávio Ferreira Cardoso Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1458-5324
  • Émerson Henrique Silva Magalhães Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4370-4097
  • Melanie Mahah Carneiro Simardi Farias Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5872-7371
  • Lília Santos Abreu-Tardelli Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7870-1710

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v52i2.3684

Abstract

O objetivo deste estudo é o de apresentar uma proposta didática para o trabalho com o gênero textual canção na sala de aula a partir de canções de Chico Buarque de Hollanda, nome de referência da Música Popular Brasileira (MPB). Foram analisadas três canções do compositor sob o quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999/2009; Machado; Bronckart, 2009; Schneuwly; Dolz, 2004), à luz de autores que se debruçam sobre a canção visando o ensino (Conforte; Dolz, 2023). As dimensões ensináveis, delimitadas em “Geni e o Zepelim” (1979), apontam a importância de aliar os elementos sonoros aos linguísticos e discursivos para uma abordagem holística do gênero, em propostas didáticas sensíveis às potencialidades da canção (e não apenas da letra) para o ensino de gêneros orais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2024-11-08

How to Cite

Cardoso, F. O. F., Magalhães, Émerson H. S., Farias, M. M. C. S., & Abreu-Tardelli, L. S. (2024). A canção e o ensino de gêneros orais: reflexões didáticas a partir de “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque de Hollanda. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 52(2), 330–351. https://doi.org/10.21165/el.v52i2.3684

Issue

Section

Artigos