Letramento escolar e ensino do texto: entre a tipologia textual e os gêneros do discurso

Autores

  • Luciano Novaes Vidon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Palavras-chave:

Texto, Ensino, Gêneros do Discurso

Resumo

Neste trabalho, dedicado ao Professor João Wanderley Geraldi, em homenagem aos trinta anos de publicação de O texto na sala de aula (1984), procuramos refl etir sobre o atual estado do ensino de língua portuguesa no Brasil, especialmente no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem do texto, considerando, por hipótese, que esse processo se encontra no limiar entre uma concepção tradicional “tipológica” e uma concepção contemporânea “genérica”. Indícios desse lugar fronteiriço, limítrofe ou mesmo contraditório podem ser encontrados em materiais didáticos, práticas linguístico-pedagógicas, propostas de produção textual e, no limite, em textos produzidos por estudantes. Analisamos, neste artigo, a proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como um desses lugares fronteiriços e contraditórios.  

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Publicado

06-03-2016

Como Citar

Novaes Vidon, L. (2016). Letramento escolar e ensino do texto: entre a tipologia textual e os gêneros do discurso. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 44(2), 480–490. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/988

Edição

Seção

Aquisição da Escrita