Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores

Autores/as

  • Eliane Gouvêa Lousada
  • Siderlene Muniz-Oliveira
  • Ermelinda Barricelli

Palabras clave:

gênero textual, sequência didática, interacionismo sociodiscursivo.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir a questão dos gêneros textuais como instrumento para o desenvolvimento dos alunos e dos professores. Visando a alcançar nosso objetivo, apresentamos nossa experiência em um curso de extensão universitária sobre elaboração de sequências didáticas baseadas em gêneros textuais. A abordagem teórica que embasa este estudo é a Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade, que realizam pesquisas sobre diversas situações de trabalho, e o Interacionismo Sociodiscursivo, que propõe um modelo de análise de textos
visando ao trabalho com gêneros textuais. Como resultado desta pesquisa, apresentamos alguns exemplos de sequências didáticas produzidas pelos participantes do curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Lousada, E. G., Muniz-Oliveira, S., & Barricelli, E. (2016). Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 627–640. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1323

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas