Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores

Autori

  • Eliane Gouvêa Lousada
  • Siderlene Muniz-Oliveira
  • Ermelinda Barricelli

Parole chiave:

gênero textual, sequência didática, interacionismo sociodiscursivo.

Abstract

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir a questão dos gêneros textuais como instrumento para o desenvolvimento dos alunos e dos professores. Visando a alcançar nosso objetivo, apresentamos nossa experiência em um curso de extensão universitária sobre elaboração de sequências didáticas baseadas em gêneros textuais. A abordagem teórica que embasa este estudo é a Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade, que realizam pesquisas sobre diversas situações de trabalho, e o Interacionismo Sociodiscursivo, que propõe um modelo de análise de textos
visando ao trabalho com gêneros textuais. Como resultado desta pesquisa, apresentamos alguns exemplos de sequências didáticas produzidas pelos participantes do curso.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2016-04-04

Come citare

Lousada, E. G., Muniz-Oliveira, S., & Barricelli, E. (2016). Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 627–640. Recuperato da https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1323

Fascicolo

Sezione

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas