O papel do interlocutor na elaboração e reelaboração de unidades temáticas no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Autores/as

  • Henrique Evaldo Janzen

Palabras clave:

unidades temáticas, interlocutor, concepção bakhtiniana de linguagem.

Resumen

O presente trabalho analisa, à luz da concepção bakhtiniana de linguagem, relatos e unidades temáticas elaborados por graduandos do curso de Letras Anglogermânicas, da Universidade Federal do Paraná, na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de LEM. O estudo investiga, mais especificamente, o papel exercido pelo interlocutor nas mudanças efetuadas na (re)construção das unidades temáticas. A análise dos estudantes estagiários mostrou que a interlocução com os colegas de classe e com os alunos do campo de aplicação do estágio gerou reformulações nas unidades. Essas reformulações foram decorrentes de deslocamentos de sentido/de fronteiras (pelo olhar do outro), como assinalaram os estagiários nos relatos produzidos como trabalho final na disciplina de Prática de Ensino.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Janzen, H. E. (2016). O papel do interlocutor na elaboração e reelaboração de unidades temáticas no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 661–671. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1327

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas