O uso de narrativas como método para a avaliação da compreensão na afasia

Autores

  • Sabrine Amaral Martins Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1514

Palavras-chave:

avaliação, compreensão, afasia, narrativa

Resumo

Os déficits de compreensão causados pela afasia são frequentemente examinados por meio de tarefas de compreensão oral ou escrita de frases ou palavras isoladas. Todavia, essa avaliação não costuma contemplar os processos que subjazem a compreensão de narrativas, distintos dos processos de compreensão de palavras e frases. Por isso, as tarefas que envolvem narrativas devem ser complementares à avaliação da linguagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir o uso de narrativas como forma pertinente de avaliação da compreensão afásica. Para isso, discorre-se sobre os construtos avaliados como: níveis macroestrutural e microestrutural, influência do contexto e de diferentes níveis de complexidade nesses textos. Discute-se sobre a padronização dos textos para avaliação da compreensão em afásicos e a necessidade de adaptação à idade, escolaridade e cultura da população investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrine Amaral Martins, Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Aluna de Doutoramento em Neuropsicolinguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Trabalho com bilinguismo, envelhecimento e funções cognitivas como memória, atenção, controle inibitório e funções executivas em geral durante o mestrado. No doutorado, o foco passou para população clínica, visando a interdisciplinaridade da formação. Trabalha com afasia, bilinguismo, cognição e envelhecimento, mais precisamente nas áreas de compreensão leitora.

Referências

ADAM, J.-M. Le texte narratif. Paris: Nathan, 1985.

________. Cadre théorique d’une typologie séquentielle. Études de Linguistique Appliquée – textes, discours types et genres - E.L.A., n. 83, p. 6-18, 1991.

________. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2008.

BARBEY, A. K.; COLOM, R.; GRAFMAN, J. Neural mechanisms of discourse comprehension: A human lesion study. Brain, v. 137, n. 1, p. 277-287, 2014.

BLOOME, D. Narrative discourse. In: GRAESSER, A.; GERNSBACHER, M. A.; GOLDMAN, S. Handbook of discourse processes. London: Lawrence Erlbaum Associates publishers, 2003. p. 287-393.

BRENNAN, A.; WORRALL, L.; MCKENNA, K. The relationship between specific features of aphasia-friendly written material and comprehension of written material for people with aphasia: An exploratory study. Aphasiology, v. 19, n. 8, p. 693-711, 2005.

BROOKSHIRE, R. H.; NICHOLAS, L. E. Comprehension of directly and indirectly stated main ideas and details in discourse by brain-damaged and non-brain-damaged listeners. Brain and language, v. 21, n. 1, p. 21-36, 1984.

________. Discourse Comprehension Test. Tucson, Arizona: Communication Skill Builders, 1993.

CAPLAN, D.; EVANS, K. L. The effects of syntactic structure on discourse comprehension in patients with parsing impairments. Brain and Language, v. 39, n. 2,

p. 206-234, 1990.

CHERNEY, L. R. Aphasia, alexia, and oral reading. Topics in stroke rehabilitation,

v. 11, n. 1, p. 22-36, 2004.

________. Oral reading for language in aphasia (ORLA): evaluating the efficacy of computer-delivered therapy in chronic nonfluent aphasia. Topics in Stroke Rehabilitation. Nov-Dec, v. 17, n. 6, p. 423-31, 2010.

CRUTCH, S.; WARRINGTON, E. Different patterns of spoken and written word comprehension deficit in aphasic stroke patients. Cognitive Neuropsychology, v. 28, n. 6, p. 414-434, 2011.

DALE, E.; CHALL, J. A Formula for Predicting Readability. Educational Research Bulletin, v. 27, n. 11, p. 20-28, 1948.

DEDE, G. Reading and listening in people with aphasia: Effects of syntactic complexity. American Journal of Speech-Language Pathology, v. 22, n. 4, p. 579-590, 2013.

DIETZ, A. R. Reading comprehension by people with chronic aphasia: A comparison of three levels of visuographic contextual support. Dissertation Abstracts International, B: Sciences and Engineering, v. 68, n. 10, p. 1053-1064, 2008.

DRONKERS, N. F. et al. Lesion analysis of the brain areas involved in language comprehension. Cognition, v. 92, n. 1-2, p. 145-177, 2004.

FARIAS, W. S. DE; DIJK, V. Compreensão e Resumo de Textos: Alguns Aspectos Teóricos e Experimentais, v. 1, p. 103-110, 2000.

FERSTL, E. C. et al. Assessment of story comprehension deficits after brain damage. Journal of clinical and experimental neuropsychology, v. 27, n. 3, p. 367-384, 2005.

______. The extended language network: a meta-analysis of neuroimaging studies on text comprehension. Human brain mapping, v. 29, n. 5, p. 581-593, 2008.

FERSTL, E. C.; GUTHKE, T.; VON CRAMON, D. Y. Text comprehension after brain injury: left prefrontal lesions affect inference processes. Neuropsychology, v. 16, n. 3,

p. 292-308, 2002.

FERSTL, E. C.; VON CRAMON, D. Y. The role of coherence and cohesion in text comprehension: an event- related fMRI study. Brain Res.Cogn Brain Res., v. 11, n. 3,

p. 325-340, 2001.

FLESCH, R. The art of readable writing. Harper: New York, 1948.

GERGEN, K. J.; GERGEN, M. M. Narrative and the Self as Relationship. Advances in Experimental Social Psychology, v. 21, n. C, p. 17-56, 1988.

GERMANI, M. J.; PIERCE, R. S. Contextual influences in reading comprehension in aphasia. Brain and Language, v. 42, n. 3, p. 308-319, 1992.

GLOSSER, G.; DESER, T. Patterns of discourse production among neurological patients with fluent language disorders. Brain and Language, v. 40, n. 1, p. 67-88, 1991.

GOODGLASS, H.; KAPLAN, E. The Assessment of Aphasia and Related Disorders. 3. ed. Philadelphia: Lea & Febiger, 1995

HALLIDAY, M. A.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.

HALLOWELL, B.; CHAPEY, R. Introduction to language intervention strategies in adult aphasia. Language intervention strategies in aphasia and related neurogenic communication disorders, n. January, p. 3-19, 2008.

HOWARD, D. A. V. I. D. Cognitive neuropsychology and aphasia therapy: The case of word retrieval. Acquired neurogenic communication disorders: A clinical perspective,

p. 76-99, 2000.

HUBER, W. Text comprehension and production in aphasia: Analysis in terms of micro- and macrostructure. In: JOANETTE, Y., BROWNELL, H. H. (Eds.). Discourse ability and brain damage: Theoretical and empirical perspective. New York: Springer-Verlag, 1990. p. 154-179.

JERÔNIMO, G. M. Investigando o processamento de narrativas na lesão cerebral de hemisfério direito. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

______. Produção de narrativas orais no envelhecimento sadio, no comprometimento cognitivo leve e na doença de Alzheimer e sua relação com construtos cognitivos e escolaridade. 2016. 201 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

KAY, J.; LESSER, R.; COLTHEART, M. Psycholinguistic Assessments of Language Processing in Aphasia. (PALPA). Hove: Lawrence Erlbaum Associated Ltd, 1992.

KERTESZ, A. The Western Aphasia Battery-Revised. New York: Grune & Stratton, 2007.

KUMAR, S.; GOSWAMI, S. P. Paragraph comprehension deficits in hindi speaking persons with aphasia in different modalities: a preliminary study, v. 31, n. 1985, 2012.

LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. Language in the inner city: studies in the black English vernacular. Philadelphia: search papers, 1972. p. 354-396.

LIMA, F. A. F. de. Correlação entre os achados de uma avaliação de linguagem e fala no leito e o território vascular encefálico em pacientes vítimas de AVE em estado agudo. 2009. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (Fonoaudiologia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

LOTT, S. N.; FRIEDMAN, R. B. Can treatment for pure alexia improve letter-by-letter reading speed without sacrificing accuracy? Brain and language, v. 67, n. 3, p. 188-201, 1999.

MAGUIRE, E. A et al. Navigation-related structural change in the hippocampi of taxi drivers. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 97, n. 8, p. 4398-4403, 2000.

MANSUR, L. L. et al. Descriptive study of 192 adults with speech and language disturbances. Sao Paulo Medical Journal/Revista Paulista de Medicina, v. 120, n. 6,

p. 170-174, 2002.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

________. Linguística de texto: o que é e como se faz? 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

MCKEVITT, C. et al. Self-reported long-term needs after stroke. Stroke, v. 42, n. 5,

p. 1398-1403, 2011.

NOVAES-PINTO, R. A contribuição do estudo discursivo para uma análise crítica das categorias clínicas. 1999. 157 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

ORTIZ, K. Z. Distúrbios Neurológicos Adquiridos: Linguagem e Cognição. 2. ed. Barueri: Manole, 2010.

SPRINGER, L. Therapeutic approaches in aphasia rehabilitation. In: STEEMER, B.; WHITAKER, H. Handbook of the neuroscience of language. USA: Academic Press, 2008. p. 397-405.

ULATOWSKA, H. K. et al. Neurolinguistic approaches to aphasia. Seminars in Speech, Language and Hearing, 2, p. 269-281, 1981.

ULATOWSKA, H. K.; CHAPMAN, S. Neurolinguistics and aging. In: RIPICH, D. N. Geriatric Communication Disorders. Austin, Texas: Pro-Ed, 1991. p. 21-37.

______. Macrostructure and inferential processing in discourse of aphasic patients. Psychology of Language and…, v. 3, n. 2, p. 3-20, 1999.

WEBSTER, J. et al. Text level reading comprehension in aphasia: What do we know about therapy and what do we need to know? Aphasiology, v. 27, n. 11, p. 1362-1380, 2013.

WEGNER, M. L.; BROOKSHIRE, R. H.; NICHOLAS, L. E. Comprehension of main ideas and details in coherent and noncoherent discourse by aphasic and nonaphasic listeners. Brain and Language, v. 21, n. 1, p. 37-51, 1984.

WIT, E. C.; GILLETTE, M. What is linguistic redundancy? Disponível em: <http://www.math.rug.nl/~ernst/linguistics/redundancy3.pdf>. Acesso em: 5 mai. 2016.

XU, J. et al. Language in context: Emergent features of word, sentence, and narrative comprehension. NeuroImage, v. 25, n. 3, p. 1002-1015, 2005.

Downloads

Publicado

21-11-2017

Como Citar

Martins, S. A. (2017). O uso de narrativas como método para a avaliação da compreensão na afasia. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(2), 699–714. https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1514

Edição

Seção

Neurolinguística