Sentido, educação e memória: a Educação de Jovens e Adultos em Pouso Alegre-MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2003

Palabras clave:

EJA, memória, linguagem, Analise de Discurso

Resumen

Neste artigo, propõe-se analisar o processo de construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas diferentes Formações Discursivas (FD) em sua prática pedagógica na cidade de Pouso Alegre-MG. Para isso, observa-se a memória e o sentido que essas FD’S possuem na construção do processo de identificação dos educadores. O corpus de análise foi composto de documentos oficiais (leis) e entrevistas orais. No que diz respeito à discussão teórica e metodológica, ela está filiada à área de língua e ensino dentro da Análise de Discurso. Assim, a linguagem é pensada neste trabalho sempre articulada às práticas sociais e históricas, produzindo sentidos que possam oportunizar uma maior compreensão da EJA e dos sujeitos envolvidos neste processo de ensino aprendizagem.

 

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Biografía del autor/a

Marilda Castro Laraia, Universidade do Vale do Sapucai

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora Mestre em Ciências da Linguagem - Análise de Discurso pela Universidade do Vale do Sapucaí - 2013. Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Eugênio Pacelli" (1991) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras ´Eugênio Pacelli´ (1984). Atualmente exerce o cargo de professora auxiliar da Universidade do Vale do Sapucai - UNIVAS, Coordenadora do Curso de História da Univás. Exerceu o cargo de psicopedagoga na Faculdade Católica de Pouso Alegre (2013 - 2016) . Especialista em Didática, Docência do ensino Superior, Educação Infantil e Psicopedagogia no processo de ensino. Pesquisadora nas temáticas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino, Livro Didático e Discurso.

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Publicado

2018-10-17

Cómo citar

Laraia, M. C. (2018). Sentido, educação e memória: a Educação de Jovens e Adultos em Pouso Alegre-MG. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(3), 769–778. https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2003

Número

Sección

Análise do Discurso