Sentido, educação e memória: a Educação de Jovens e Adultos em Pouso Alegre-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2003

Palavras-chave:

EJA, memória, linguagem, Analise de Discurso

Resumo

Neste artigo, propõe-se analisar o processo de construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas diferentes Formações Discursivas (FD) em sua prática pedagógica na cidade de Pouso Alegre-MG. Para isso, observa-se a memória e o sentido que essas FD’S possuem na construção do processo de identificação dos educadores. O corpus de análise foi composto de documentos oficiais (leis) e entrevistas orais. No que diz respeito à discussão teórica e metodológica, ela está filiada à área de língua e ensino dentro da Análise de Discurso. Assim, a linguagem é pensada neste trabalho sempre articulada às práticas sociais e históricas, produzindo sentidos que possam oportunizar uma maior compreensão da EJA e dos sujeitos envolvidos neste processo de ensino aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marilda Castro Laraia, Universidade do Vale do Sapucai

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora Mestre em Ciências da Linguagem - Análise de Discurso pela Universidade do Vale do Sapucaí - 2013. Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Eugênio Pacelli" (1991) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras ´Eugênio Pacelli´ (1984). Atualmente exerce o cargo de professora auxiliar da Universidade do Vale do Sapucai - UNIVAS, Coordenadora do Curso de História da Univás. Exerceu o cargo de psicopedagoga na Faculdade Católica de Pouso Alegre (2013 - 2016) . Especialista em Didática, Docência do ensino Superior, Educação Infantil e Psicopedagogia no processo de ensino. Pesquisadora nas temáticas: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino, Livro Didático e Discurso.

Referências

AMADO, J. (Org.). Usos e abusos da história oral. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

CAZARIN, E. A. Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998). 2004. 270 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5521/000427421.pdf?sequence=1>. Acesso em: 03 mar. 2016.

DOMINGUES, A. S. A arte de falar: redescobrindo trajetórias e outras histórias da Colônia do Pulador – Anastácio-MS. Jundiaí: PACO, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LARAIA, M. C. Os modos de (se) dizer sujeito-aprendiz: processos de identificação na educação de jovens e adultos de Pouso Alegre, MG. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2013. Disponível em: <http://m.univas.edu.br/Repos_Biblioteca/00000000000000000022.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2016.

ORLANDI, E. Gestos de leitura. Campinas: Unicamp, 1997.

ORLANDI, E. História das idéias linguísticas: construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

ORLANDI, E. As formas do silêncio. 6. ed. Campinas: UNICAMP, 2007.

ORLANDI, E. O que é linguística? 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

ORLANDI, E. Análise de discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados. 2. ed. Campinas: Pontes, 2011.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1991.

PINHEIRO, S. R. S.; SILVA, A. P. A. Uma discussão sobre as políticas públicas em EJA. In: III ENNTEFH? Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana, Maceió, 2010.

PINTO, A. V. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

PINTO, A. V. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1994.

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Laraia, M. C. (2018). Sentido, educação e memória: a Educação de Jovens e Adultos em Pouso Alegre-MG. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(3), 769–778. https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2003

Edição

Secção

Análise do Discurso