O mito de Narciso em imagem, palavra e selfie: relações dialógicas entre Ovídio, Caravaggio e Singer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2018

Palavras-chave:

relações dialógicas, autorretrato, Narciso, pintura, selfie

Resumo

Este estudo parte do poema A história de Eco e Narciso, de Ovídio (2003). Desse texto, chega-se a uma reflexão sobre as relações dialógicas possíveis com a pintura Narciso (1599-1600) de Caravaggio e com a charge Take a selfie, de Andy Singer. Constrói-se uma análise discursiva que envolve um processo interdisciplinar entre literatura, pintura e charge, palavra e imagem em constante relação, alcançando o fenômeno do selfie, que possibilita um estudo sobre o autorretrato como no fenômeno do selfie tão presente na era das redes sociais. Procura-se desbravar a imagem do eu, defendendo a auto representação como um outro-para-si. A Análise Dialógica do Discurso é a base epistemológica desse estudo, com destaque para filosofia da linguagem de Bakhtin (2006, 2003, 1997), abordando conceitos como o de enunciado concreto e cronotopia.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Cardoso, D. S. (2018). O mito de Narciso em imagem, palavra e selfie: relações dialógicas entre Ovídio, Caravaggio e Singer. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(3), 735–743. https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2018

Edição

Seção

Análise do Discurso